quinta-feira, 9 de julho de 2015

NOSTALGIA

25 EXPRESSÕES POTIGUARES QUE JÁ MORRERAM OU VÃO MORRER EM BREVE EM NATAL


PINÓIA: É (ou era) tipo “uma porra” só que mais educada.

VOGAR: Valer, de “estar valendo”. 

AVIA: É tipo um “agilize isso”! Avia que eu tenho coisa pra fazer!

ACUNHAR: Significa ir rápido. Diziam assim: “acunha, acunha, acunha que eu tô com pressa!”

ACOCHAR: Hoje em dia é conhecida como “arroxar” ou o “sarrar”, que é ficar nos amassos advanced com alguém.

ABIGOBÉU: Significa doido. Eu acho que tem gente que nem conheceu alguém dizendo assim: “Sai daí, abigobéu!”

ARRETADO: É o mesmo que “irado”, “legal”.

BIZONHO: Mesmo que bizarro, feio, tosco. “Vixe esse rapaz é um bizonho!”!

BUFENTO: É um troço que perdeu a cor original.

CACARECO: Significa coisa velha guardada. “Eu vou é jogar fora esses cacareco!”.

CAIXA BOZÓ: Significa muito longe. Conhecido também como “caixa prego”.

CATOCO: Inchaço de pancada.

DIRMITIR O PÉ: O mesmo que torcer o pé. Eu ouvi demais: “ontem eu tava jogando bola e dirmiti o pé”.

DOIDINHO(A): Essa é velha mas ainda tá bem viva! É um menino ou uma menina. Tipo boysinho ou boysinha.

VOTS: Expressão fortemente usada no RN. Significa surpresa, espanto.

PÍULA: Essa já morreu várias vezes mas ressuscita dos mortos sempre que pode. É uma interjeição maluca de espanto. Usam tipo assim: “Eita píula!”?

GOIPADA: Significa cuspida das grandes. Usavam tipo: “tô gripado, pense numa goipada grande!”.

INTERTIDO: Essa tá meio lá meio cá porque tem gente que usa por não saber a pronúncia certa.

INHACA: Cheiro ruim, cheiro de abafado, “catinga”.

JABURU: Significa mulher feia e avantajada, a famosa “baranga”.

MANGAR: Significa zoar, cassoar, tirar uma onda com a cara de alguém.

MÓI: Um bocado de alguma coisa ou de gente. Essa ainda é bem usada no interior. 

BILORA: Significa passar mal. “A mulher teve uma bilora e foi hospitalizada”

RONCHA: É uma hematoma superficial de pancada.

SINALEIRA: Pisca-alerta de carro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário