segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

FUTEBOL DO RN

Por Marcos Lopes

ABC não sai do empate com o Globo

Pela terceira rodada da Copa FNF, o ABC empatou mais uma, agora com o Globo, em um jogo que em linhas gerais foi ruim no aspecto técnico, com o time alvinegro apresentando ainda problemas de entrosamento e condicionamento físico. Dimas que estreou na direita sentiu, Jefinho não fez uma boa partida e Maicon Talheti apenas razoável.
Na segunda etapa com a entrada de Patrick no lugar de Dimas e depois Gustavinho para Jefinho, o ABC melhorou especialmente com Patrick, que marcou de pênalti que foi sofrido pelo atacante Beto. Na saida de bola, escanteio para o Globo e Messinho empatou para o time de Ceará-Mirim, que jogou sempre na base dos contra golpes e teve a grande chance de matar o jogo já no final de jogo com Didi Potiguar.
No Globo, gostei do atacante Ricardo Lopes, pela movimentação e disposição. Um time bem arrumado pelo técnico Higor, e que leva a vantagem de estar trabalhando já faz algum tempo.

Aprimorar e manter o esquema tático


Depois da vitória convincente em cima do Vitória no Barradão, Leandro Sena tem pouco tempo para trabalhar o time que na quarta-feira, depois de amanhã, enfrenta o Sergipe no Nazarenão.
É cedo para avaliações definitivas, mas pelo que produziu ontem, Alfredo é titular no ataque do América seja com Max ou Isac, pelo que apresentou ontem é Alfredo e mais um no ataque, e entendo também que no aspecto tático, se existe a convicção do treinador que o 3-5-2 é a melhor opção, ele precisa manter. É um esquema que funciona muito bem defensiva e ofensivamente mas que necessita fundamentalmente do hábito de jogar assim. A linha de zaga com Cléber, Edson Rocha e Alfredo foi muito bem.

Roberto Fernandes corre “risco calculado”


O ABC para enfrentar o Globo na quarta-feira no Barrettão, quatro da tarde, vai ter mais mudanças dentro do planejamento de Roberto Fernandes de qualificar o elenco especialmente no aspecto físico, e ontem depois do jogo no Frasqueirão, ele já antecipou que Daniel Paulista e Somália ficarão fora.
O treinador alvinegro  diz que tem  convicção no planejamento e dela não abre mão, no que eu entendo que ele está certo, e  penso que o time titular do ABC só deve aparecer na segunda parte da Copa FNF. Talvez a partir do jogo contra o Alecrim na inauguração da Arena das Dunas, o torcedor vai começar ver em campo uma formação mais próxima daquela idealizada por Roberto Fernandes.
Planejamento é uma palavra “mágica” no futebol, e a maioria reclama quando não existe planejamento, quando etapas são atropeladas, justamente o contrário do que está sendo feito pela comissão técnica de Roberto Fernandes, que está seguindo com o que foi estabelecido. É preciso considerar que esta fase, que a Copa FNF não tem peso no sentido de classificação para uma final de campeonato por exemplo, então dá para usá-la para qualificar e trabalhar principalmente o aspecto físico.
É o chamado risco calculado que Roberto Fernandes está correndo, sabendo da pressão e das cobranças. Mas ou mantém o planejamento ou atropela etapas e corre risco lá na frente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário