sábado, 1 de fevereiro de 2014

QUE FEIO KAISER

Uma das unidades, a de São Geraldo, no Centro de Ceará-Mirim está em situação crítica 

 

Ceará-Mirim deixa programa "MAIS MÉDICOS"

 

O município de Ceará-Mirim, localizado a 28 quilômetros de Natal, não irá mais participar do programa Mais Médicos do Governo Federal. O descredenciamento foi determinado pela Comissão Estadual dos Programas Provab e Mais Médicos da Secretaria da Saúde Pública (Sesap), após uma nova vistoria nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.  

De acordo com a coordenadora da Comissão, Cláudia Frederico de Melo, não foram constatadas melhorias nos postos onde os três médicos – dois espanhóis e um boliviano – atuavam. “As unidades são muito precárias para qualquer um de nós – profissionais - e para os cidadãos”, disse. A primeira vistoria ocorreu no dia 13 de novembro, após a TRIBUNA DO NORTE mostrar (em reportagem do dia 10 do mesmo mês) os problemas estruturais e de gestão que comprometiam o atendimento dos pacientes, fatos que foram denunciados pelos médicos espanhóis.

A reportagem mostrou os problemas de uma das unidades, a de São Geraldo, no Centro da cidade: a fachada não identifica o posto; buracos no teto, infiltrações; paredes quebradas e lixo infectante armazenado em local inadequado dividem o mesmo espaço com móveis enferrujados; falta de medicamentos e insumos; além de profissionais desmotivados.

Para a Sesap, o tempo para as melhorias foi dado e não se pode mais esperar para a construção de um novo posto. “O município não tem condição de manter o programa e teve tempo de justificar, mas não foram suficientes. Os próprios profissionais ficam angustiados”,  justificou Cláudia de Melo.

Com a decisão, a cidade perde os três médicos que serão remanejados na segunda-feira para Natal. De acordo com o Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, três novos médicos serão contratados pelo município (valor não divulgado) para assumir as funções dos estrangeiros. Ceará-Mirim é o primeiro caso de município retirado do Programa Mais Médicos no RN. “Esse é o único caso que apareceu e deixou a gente triste de não ter superado o problema. É isolado, e esperamos que seja assim”, disse a coordenadora. Cláudia Frederico também explicou que, no momento, um novo credenciamento não está previsto.

 

  TRIBUNA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário