sábado, 8 de fevereiro de 2014

ARTIGO



Xadrez e sintonia


fausto
Por Woden Madruga na Tribuna do Norte

Final da tarde de ontem percebi mestre Gaspar um tanto excitado no papinho vespertino da calçada do Cova da Onça.
Derna dos anos 30, quando os perrés e os pelabuchos disputavam o domínio do pedaço político do Rio Grande do Norte, Gaspar é assíduo e privilegiado  observador desse teatro.
Mais chegado aos perrés, pois Gaspar foi o garçom que serviu na fundação do Partido Popular, criação do doutor José Augusto Bezerra de Medeiros, de quem o mestre se aproximou quando o homem era governador, nos meados dos anos 20.
Aqui e acolá, Gaspar subia ao Palácio da Praça Sete de Setembro para preparar umas cartolas especiais (muita canela) para o líder seridoense.
Por que o mestre Gaspar estava tão excitado?  Me mostrou os jornais. Todos registram as conversas entre os líderes do PT, de Fátima Bezerra e Fernando Mineiro, com os chefes do PSD de Robson e José Dias. O lulismo apoiaria Robson para governador e em troca (é dando que se recebe) o pessedismo conservador votaria em Fátima para o Senado.
As fotos que ilustram  as matérias revelam um clima de perfeita harmonia – sintonia mesmo – entre os dois grupos, uma reta tabajara política unindo o pensamento moderado do deputado José Dias ao viés ideológico de Fátima.
Imagine quando Silvio Santos entrar nessa história. Gay Talese dizia acreditar que o realismo é fantástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário