quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

INSTITUCIONAL

CEARÁ-MIRIM
ATENÇÃO À SAÚDE
SECRETARIA DE SAÚDE DE CEARÁ-MIRIM DISPONIBILIZA À POPULAÇÃO, RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS
 
A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à toda população a REMUNE - Relação Municipal  de Medicamentos Essenciais - que estão disponíveis na Farmácia Básica do Município.
A Farmácia funciona do Centro Administrativo do Município, instalada na Secretaria Municipal de Saúde, com horário de atendimento das 7h às 17h.
Para a retirada de medicamentos é necessário que seja apresentado receituário médico, e Carteira de Identidade no caso específico para os medicamentos considerados 'controlados'.
A lista de medicamentos disponíveis, que já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e que, nos próximos dias estará sendo publicada no Diário Oficial do Estado-DOE, pode ser encontrada na Secretaria Municipal de Saúde e na própria Farmácia Básica.
Os medicamentos, são insumos relevantes para a melhoria da qualidade de vida da população, porém, oferecem riscos quando utilizados indevidamente, sem a orientação médica e, por isso, não podem ser tratados como uma mercadoria qualquer.
Apesar dos riscos, os medicamentos vêm sendo cada vez mais utilizados de forma irracional, onde se observam elevadas estatísticas de abandono de tratamentos, vigorando a cultura cristalizada de automedicação e do uso abusivo de medicamentos controlados.
Por isso, a Secretaria de Saúde de Ceará-Mirim, buscando qualificar o atendimento à população, está apresentando a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais-REMUNE, que tem como função estratégica, aprimorar a política de Assistência Farmacêutica no Município e implementar a política do uso racional de medicamentos.
A seleção dos medicamentos contidos na REMUNE, prevê os medicamentos da RENAME - Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - , e são considerados essenciais porque são elaborados com vista às necessidades prioritárias de saúde da população, segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde.
Entre os medicamentos contidos na REMUNE estão:
Analgésicos, antipiréticos, medicamentos para alívio da enxaqueca, antiinflamatórios, antialérgicos, antibacterianos, antifúngicos, antivirais, antiparasitários, vitaminas e substâncias minerais, antidepressivos, medicamentos utilizados na doença de parkinson, entre muitos outros.
De acordo com a secretária de saúde do município, Maria Elaine Bezerra de Lima, a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais-RENAME, é uma das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos e deve selecionar os medicamentos considerados essenciais para tratar a maioria das doenças que acomete os brasileiros.
Segundo ela, é um instrumentos racionalizador das ações da assistência farmacêutica e norteador para a promoção do uso racional de medicamentos.
O objetivo do trabalho é analisar os medicamentos selecionados em Relações Municipais de Medicamentos Essenciais-REMUNEs, no município de Ceará-Mirim, sob a ótica da essencialidade.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário