domingo, 20 de outubro de 2013

Denúncia de um frequentador do aterro sanitário da empresa Brasecco, que recebe o lixo de Natal e Parnamirim :
O líquido de cheiro muito forte e ruim, que escorre para uma lagoa de captação é novidade no local.
Seria o chorume do aterro sanitário que estaria chegando à lagoa sem tratamento e sem nenhuma proteção no solo?

Vale lembrar que essa lagoa, que está recebendo esse líquido, fica a apenas 2 quilômetros do rio Guajiru, que deságua na lagoa de Extremoz.
Nas proximidades estão instaladas indústrias de água mineral e de leite, e as comunidades de Cajueiro e Massaranduba.

-Chorume é o líquido que resulta do apodrecimento de matérias orgânicas (lixo). Tem alto potencial de contaminação e, caso não seja tratado, pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos.

20131019-063032.jpg
20131019-063520.jpg
20131019-063557.jpg
De Henrique Muniz, diretor da Braseco, sobre a denúncia de possível vazamento de chorume sem tratamento no aterro sanitário:
A denúncia realizada por um dos muitos frequentadores do Aterro Sanitário é totalmente infundada e, com certeza, feita por um leigo.
Tanto isso é verdade, que na própria foto fica claro que a técnica de Leitos de Secagem (largamente utilizada em equipamentos desse tipo) é realizada e monitorada pelo IDEMA dentro de todo o sistema do aterro sanitário desde o ano de 2007, sendo esta técnica completa e comprovadamente segura (através dos relatórios semestrais enviados aos órgãos competentes, inclusive constando o protocolo do licenciamento).

Todavia, como de hábito e entendendo ser este o papel da Braseco, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, convidamos a todos a nos visitar in loco para que venha comprovar o zelo e a responsabilidade com que a BRASECO realiza seu trabalho, serviço este coroado com a Certificação Internacional ISO 14.000 (Responsabilidade Sócio Ambiental) desde do ano de 2005.

Por fim, informamos que a Braseco funciona de forma legal e amparada por todas as licenças ambientais exigidas pela nossa legislação, um cuidado que, além de uma obrigação, é também uma filosofia da empresa.

Henrique Muniz Dantas
Diretor Presidente da Braseco

Nenhum comentário:

Postar um comentário