quinta-feira, 4 de setembro de 2014

INSTITUCIONAL

Exibindo WP_20140903_11_06_57_SmartShoot.jpg

Débitos com o SAAE de Ceará-Mirim ultrapassam os cinco milhões de reais.

O último diagnóstico feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, do município de Ceará-Mirim, apresentou uma situação preocupante quanto ao débito financeiro existente junto à autarquia.

Os dados analisados, foram apresentados durante reunião técnica-administrativa, realizada na manhã desta quarta-feira (3), na sede da instituição, com demonstrativo feito pelo corpo técnico do SAAE.
De acordo com os registros, referentes a agosto passado, dos 23 mil 454 ramais de água, entre ligações e cortes, 10.331, têm débito com o sistema, seja referente a uma ou mais faturas, o que significa dizer, que em números reais, o débito com o SAAE é de R$ 5.439.356,75 (cinco milhões, quatrocentos e trinta e nove mil, trezentos e cinquenta e seis reais e setenta e cinco centavos). Também com base no faturamento do mesmo mês, das 17.583 ligações ativas, 5.871 que corresponde a (25% desse total) encontram-se cortadas.

A partir do levantamento, o prefeito Antônio Peixoto, afirma que a situação preocupa e que as dificuldades ainda são muitas, o que desfavorece uma oferta de melhor qualidade do serviço prestado a população. “Estamos trabalhando para controlar as despesas e melhorar a receita, só desse modo poderemos investir para alcançamos metas”, frisa o prefeito Peixoto.

Ele afirma ainda que a arrecadação do SAAE não pode permanecer baixa, do contrário fica inviável manter seu funcionamento, tamanha a demanda das necessidades para sua manutenção, como forma de reverter este quadro negativo, a diretoria está aberta a negociar com as pessoas que encontram-se inadimplentes.

Segundo o advogado, Jeorge Ferreira, assessor especial do Gabinete, as mudanças para a regularização do sistema foram iniciadas em março deste ano, com base na Justiça Tarifária, que está sendo aplicada principalmente nas residências que consumiam água sem nenhum critério. “Agora o usuário é cobrado de acordo com a medição do consumo através do hidrômetro, ressalta”.
O assessor informa que até o momento, O SAAE já instalou mais de 1.000 hidrômetros dos 6.000 previstos dentro do projeto de ampliação e reformulação da rede de abastecimento de água que está em execução na sede do município. “Estamos readequando o sistema para que ele torne-se autossuficiente, as mudanças são extremamente necessárias e inadiáveis”.

Além do prefeito, ainda participaram da reunião, os vereadores, presidente da Câmara Municipal, Renato Martins e Luciano Morais, bem como Mônica Lemos, diretora do SAAE e sua equipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário