sábado, 20 de setembro de 2014

COLUNA

OLIVEIRA WNDERLEY



AFUNILAMENTO

A campanha se afunila e cada candidato usa as armas que tem, tanto para conquistar o voto dos indecisos quando para destruir o adversário. Algumas armas utilizadas são normais e fazem parte da campanha. Outras, porém, soam como apelação e dificilmente vai mudar o voto do eleitor. Mas campanha política sempre foi assim, uns querendo comer o fígado do outro. Tudo pelo poder. 

SEGURANÇA E SAÚDE

Dois temas abordados à exaustão na campanha eleitoral deste ano no RN ficarão marcados na memória do eleitor: segurança pública e saúde. Nas promessas dos candidatos os dois assuntos é prioridade. 

SEGURANÇA E SAÚDE I

Os dois principais candidatos ao Governo – Henrique Alves e Robinson Faria – tem afirmado exaustivamente que serão os governadores da segurança pública e da saúde. Será, heim? Este filme o eleitor já assistiu em campanhas anteriores. Mas a esperança é a última que morre. Vamos torcer para que o próximo governador realmente adote um tratamento diferenciado para a segurança e a saúde.

BANCO DA ÉTICA

O cantor Fernando Luiz, que disputa uma vaga na Assembleia Legislativa, utiliza um banquinho na sua campanha. Ele denomina o equipamento de “banquinho da ética”. Segundo o candidato, caso chegue a ALRN, vai apresentar um projeto de lei assegurando que o cantor potiguar receba 30% do cachê pago pelos órgãos públicos aos cantores de fora. Claro, quando o evento reunir artistas locais e nacionais. 

VEREADOR

O ex-deputado estadual, Nelson Freire, já se articula para as eleições municipais de 2016. Nelson será candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Natal. À coluna, ele disse que quer ser vereador para tentar voltar à Assembleia Legislativa, onde já exerceu até o cargo de presidente.

OGE 2015

O projeto do Orçamento Geraldo do Estado(OGE) para 2015 já chegou à Assembleia Legislativa, mas somente depois da eleição é que a matéria começará a ser discutida pelos deputados. A proposta orçamentária enviada à ALRN pelo Governo Rosalba Ciarlini é quase o mesmo valor do OGE de 2014, que foi da ordem de R$12.148.628.000,00. O valor do OGE para 2015 é de R$ 12.338.389.000,00. O relator da matéria na Comissão de Finanças e Fiscalização deverá ser o deputado José Dias.

E AÍ ?

Tem gente que mete o pau nos programas sociais do governo de Dilma Rousseff e por isso diz que vai votar em Marina Silva. Só que Marina já declarou que vai manter quase todos os programas sociais do governo Dilma, como o Bolsa Família, o Mais Médico e outros. E aí? 

SEGUNDO TURNO

Em conversa com o deputado estadual José Dias, o colunista perguntou: “Tem segundo turno?”. Resposta: “Tem não, Robinson vai ganhar no primeiro turno”. O colunista também fez a mesma pergunta ao ex-deputado e candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa, médico Álvaro Dias. Resposta: “De jeito nenhum, Henrique vai ganhar no primeiro turno e com folga”. Quem está certo? Vai ter ou não segundo turno? É um segredo que só as urnas responderão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário