sexta-feira, 4 de abril de 2014

SANTO DO RN

 

RN aguarda beatificação de Padre João Maria

 

Envolto na agitação do centro de Natal, a praça Padre João Maria, guarda o busto do potiguar e a prece de seus devotos, embala por velas, flores e olhares de admiração. O padre que ajudou na construção da antiga Catedral, em Cidade Alta, e morreu em 1905, aos 57 anos, por varíola, poderá ser o primeiro santo do Rio Grande do Norte. Desde 2002 se espera que isso aconteça. O único empecilho para a concretização é a comprovação científica de um milagre.

 

O processo foi aberto e permanece em Roma, onde consta histórico do padre, assim como a comprovação de devoção e localização de santuários - além da praça em seu nome, em Natal também existe uma igreja chamada Padre João Maria, no bairro Tirol. O cônego José Mário, pároco da igreja Bom Jesus das Dores, na Ribeira, e postulador da Causa dos Santos, já esteve em Roma por três vezes no ano passado para tratar de questões relativas ao processo.  

 

O padre João Maria nasceu em uma fazenda que pertencia ao município de Caicó, mas que hoje fica localizada em Jardim de Piranhas. Era reconhecido pela sua piedade, na ajuda aos pobres, especialmente nos tempos de seca, conta Camilo. Também era destacado por abrir mão de presentes de valor financeiro, e preferir distribuir, ou doar, com os pobres.  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário