quinta-feira, 7 de maio de 2015

ARTIGO - LUÍS FLÁVIO GOMES

Técnicas de manipulação da população


“A religião é o ópio do povo” (Marx). A política e a ideologia cumprem o mesmo papel. Nos países de capitalismo exageradamente desigual, como o Brasil, os donos do poder, para ocultarem a situação de injustiça brutal do sistema, frequentemente usam um truque: manipulam os sentimentos mais profundos, mais pré-históricos e mais animalescos da população, para continuarem explorando-a parasitariamente.
A população explorada, espoliada, irada, indignada e desesperançada, que não tem acesso a nenhum padrão de qualidade de vida, quando “ferida” em seus brios, em suas convicções ancestrais, magicamente esquece suas degradantes privações materiais, sociais, intelectuais, vitais e culturais; os demagogos sabem como ninguém fazer com que a população precarizada se anestesie diante da sua péssima condição de vida, sua falta de perspectivas futuras. O engodo está em saber manipular os valores tradicionais, os moralismos familiares, a demonização das drogas, os ódios aos menores das ruas, aos camelôs etc. A população, quando inflamada em suas paixões mais primitivas, cai facilmente no conto do vigário. É dessa forma que os donos do poder canalizam a distribuição da riqueza para eles.
O estratagema é infalível: é preciso divertir a patuleia e, ao mesmo tempo, envenenar as massas rebeladas, mexer com seus brios e seus “valores” sagrados ou profanos. É assim que os privilégios são mantidos muitas vezes com o dinheiro público. O dinheiro de todos custeiam as benesses de alguns. A mais perfeita manipulação ideológica consiste em fazer com que a classe média e o espoliado sonhe em ser como o dominador (Lima Barreto). Os políticos populistas sabem disso muito bem. Para assumirem o poder, chegam a jogar o povo contra os donos do poder. Depois, como se sabe historicamente, são os interesses destes que vão predominar.
Veja, por exemplo, o que dizia o aloprado Juán Domingo Perón: “Ou lutamos e vencemos para consolidar as conquistas alcançadas ou a oligarquia as destroçarão no final. Oferecemos a paz, e eles rejeitaram. Agora vamos oferecer a luta. E eles sabem que quando nós nos decidimos lutar, lutamos até o final. Esta luta que iniciamos nunca vai terminar até que nos tenham aniquilado e massacrado”. Esse tipo de visão que divide o mundo em dois está presente na tradição da América Latina. Tanto de baixo para cima como de cima para baixo. Os populistas demagogos, para conquistarem o poder, jogam o povo contra os donos do poder. Os donos do poder, por sua vez, se servem da democracia populista, do Estado, do Direito, da Justiça e, sobretudo, dos políticos para subjugarem o povo e espoliá-lo por meio da má distribuição da renda, do capital, dos bons salários, da educação de qualidade, das relações sociais, do equilíbrio emocional, da cultura, dos prazeres, dos privilégios, das hierarquias, do acesso ao bem-estar etc.
É preciso manipular ideologicamente a ira das massas rebeladas, sobretudo pelos meios de comunicação, para contar com a força delas para a preservação dos privilégios das classes dominantes. O ódio delas não pode se voltar contra estas últimas, sim, contra outros marginalizados, oprimidos. Essa é uma das formas de explicar o apogeu das bancadas fundamentalistas dentro do Parlamento brasileiro.

FRASE DO DIA

"Deve a gente trabalhar para viver e não para matar-se !"
Aluísio Azevedo



CENSURA

TOMARA QUE NÃO CHEGUE AQUI POR CEARÁ-MIRIM



BLOG DO XERIFE

mauricio marques parnamirim


Mauricio Marques manda bloquear acesso ao blogue na prefeitura


Contavam-me e eu não acreditava. Mas, agora tenho certeza! Parece que o prefeito de Parnamirim, Mauricio Marques, não bate bem da bola. Um servidor do município informou que ele mandou bloquear o acesso a este blogue na prefeitura municipal por entender que as notas publicadas aqui contrariam seus interesses políticos na cidade com vistas às eleições do próximo ano.
Em tempo: Sr. prefeito Maurício Marques! Se for verdade mesmo procure um tratamento. O senhor não está legal. Outra coisa: meu negócio é jornalismo. Não faço do jornalismo o meu negócio. Não recebo dinheiro para estar a seu serviço. Estou a serviço do meu trabalho e da verdade. Este blogue é meu!


APARECEU

2d192afd2525e55aea0c0899aef02d5c

O JOVEM APARECEU HOJE E ESTÁ TUDO BEM COM ELE.



ISTO JÁ É SACANAGEM

Banco Central prevê alta de:

9,8% na gasolina

38,3% na conta de luz


VOTAÇÃO NA CÂMARA

Veja como votou a bancada potiguar na sessão que aprovou o texto-base da MP do ajuste fiscal




RAFAEL MOTA NÃO VOTOU


SENADORA FÁTIMA BEZERRA

Fátima pede melhorias nos acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Durante a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, realizada em conjunto com a Comissão de Serviços de Infraestrutura, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) solicitou ao ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, o empenho do governo federal na melhoria dos acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal. O aeroporto é um dos três que estão sendo analisados pelo grupo Latam para sediar o primeiro centro de conexões de voos domésticos e internacionais (hub) do Nordeste. A senadora destacou a importância das obras de acesso para o Rio Grande do Norte,  que é um forte concorrente, devido a sua posição geográfica e à infraestrutura do aeroporto, ser escolhido pelo Grupo Latam.

Na ocasião, Fátima também defendeu que as cidades de Mossoró e Caicó sejam contempladas com aeroportos regionais. “Esse programa de avaliação regional tem um caráter estratégico para todo o país, especialmente por alavancar o desenvolvimento econômico e social nos estados e nas regiões”, comentou a parlamentar.


NOTAS DO ESTADO

JANTAR
Os governadores nordestinos, que participarão amanhã da reunião do fórum em Natal, estão chegando à capital potiguar hoje. A noite eles estarão em um jantar reservado.
LEVY
Havia uma expectativa de que o ministro da Fazenda Joaquim Levy participasse do jantar com os governadores nordestinos. Mas o ministro desembarcará apenas no final da noite, após às 22h30.
PROCESSOS
O diretor geral do Idema, Rondinelle Silva Oliveira, revelou que ao chegar no órgão encontrou 6.700 processos tramitando. Desses, ele já conseguiu baixar 1.200. O diretor do Idema destacou que nos primeiros quatro meses da nova gestão foram liberados 30 processos para parques eólicos.
CÂMARA
Pelos lados da Câmara de Natal tem projeto vetado pelo prefeito Carlos Eduardo que até o próprio líder da bancada, Raniere Barbosa, já avisou que votará contrário ao veto.

GRANDE DIFERENÇA

A diferença de cotas na Série B



A Série B começa nesta sexta-feira,   todos os clubes, com exceção de Bahia, Botafogo e Vitória, recebem  cotas de televisão de  3 milhões (10×300) pelos direitos de transmissão do campeonato. Os clube baianos continuam recebendo a cota de Série A, que equivale a  27 milhões para cada um, enquanto que a equipe carioca fica com  45 milhões de reais.

É uma briga desigual, o que coloca Botafogo, Vitória e Bahia como fortes candidatos ao acesso. Eu sei que futebol não se faz apenas com dinheiro, mas a diferença é abissal. Como querer que o ABC monte um time competitivo para subir, com uma diferença de 24 milhões em relação aos baianos e 42 milhões de reais em relação aos cariocas?

Os 20 clubes participantes da temporada 2015 são: ABC, América-MG, Atlético-GO, Bahia, Boa Esporte, Botafogo, Bragantino, CRB, Ceará, Criciúma, Luverdense, Macaé, Mogi Mirim, Náutico, oeste, Paraná, Paysandu, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Vitória.



quarta-feira, 6 de maio de 2015

HUMOR

SERÁ QUE NEM UM BEIJINHO PODE !!!

aaaaoque6



RANKING DOS TÍTULOS ESTADUAIS

ranking_placar_050515_3




FUTEBOL 2015


A partir de agora é Brasileiro da Série B, Copa do Brasil, Série C e Série D com o Globo representando o futebol potiguar. Ano passado o time de Ceará-Mirim foi eliminado na segunda fase da competição pelo Jacuípense da Bahia.



VIOLÊNCIA

Polícia encontra corpo de marceneiro desaparecido e prende dois suspeitos


A Polícia Civil encontrou, no final da tarde desta terça-feira (5), o corpo do marceneiro José Antônio Soares da Silva, que desapareceu há 12 dias quando saiu do trabalho, em Ceará-Mirim, em direção a São Gonçalo do Amarante, municípios da Grande Natal. Durante a noite, dois suspeitos de cometer o assassinato foram presos.

Agentes da delegacia de São Gonçalo do Amarante, sob o comando do delegado Raimundo Rolim, passaram a tarde fazendo buscas em uma mata fechada perto de Ceará-Mirim, até que encontraram um corpo com um capacete próximo. Horas depois, o delegado responsável pelo caso confirmou que o corpo encontrado era mesmo de José Antônio Soares da Silva, que tinha 42 anos.


terça-feira, 5 de maio de 2015

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Exibindo Poti.JPG

Poti Neto, o nome do PMDB para disputar a Prefeitura de São Gonçalo em 2016


A política de uma das maiores cidades do estado começa a ser o assunto mais comentado nas rodas de conversa. Lá, o PMDB em 2012 despontava como favorito naquelas eleições, porém pensou no coletivo e no melhor para seu povo que seria uma união de forças em busca do crescimento e recuou da candidatura própria, indicando Poti Neto como vice-prefeito para compor chapa com o Prefeito Jaime Calado. Para 2016 o PMDB espera indicar de forma natural Poti candidato a prefeito com o PR indicando o vice, assim mantendo a aliança vitoriosa. Uma fonte influente na política local informou que o PR quer continuar no comando do Município indicando Paulo Emídio (ex-prefeito de São Fernando) para sucessor de Jaime. Por outro lado, os comentários são que o PMDB quer a reciprocidade do PR, apoiando o vice-prefeito Poti Neto.
Jaime e Poti juntos vêem realizando uma boa administração, fruto de uma parceria e união exitosa entre as siglas.
Por enquanto fica a pergunta: Em São Gonçalo a aliança PR e PMDB será mantida? 



Kelps quer recuperação da RN entre Ceará Mirim e Santa Maria




EX-PREFEITO SOLTO

Depois de um mês e meio preso, ex-peefeito de Macau é solto


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte concedeu alvará de soltura para o ex-prefeito de Macau, Flávio Veras.
Acusado de comandar um esquema de desvio de dinheiro público, Veras estava preso há um mês e meio.
Flávio já está solto e responderá pelo crime em liberdade.


NOTAS DO ESTADO

ARREDONDADO
A Secretaria de Planejamento do Governo do Estado tem a preocupação de dizer que o saque do fundo previdenciário no mês de abril foi de R$ 82,6 milhões. No entanto, quando fala com a imprensa o presidente do Ipern, José Marlúcio, vai logo avisando: “vamos arredondar para R$ 83 milhões”.
DESFECHO
O resultado final do saque virá mesmo apenas no dia 10 de maio, quando os órgãos prestarem contas de quanto foi pago pelos servidores na contribuição de 11% e quanto pago pelo Governo na contribuição patronal de 22%.
JUCURUTU
Pelos lados do Seridó, o nome de Júlio César Queiroz volta a figurar na disputa pela prefeitura de Jucurutu. Julinho, como é conhecido na cidade, ainda não dá acenos de que aceita o desafio.
FECHADOS
Pelos corredores da Assembleia Legislativa o assunto 2016 já está a todo vapor. Tem deputado já fechando apoio e outros ensaiando novos passos.

DESAPARECIDO

José Antônio Soares da Silva desapareceu está desaparecido desde 25 de abril


Não há pistas de marceneiro


A Delegacia de Polícia Civil do município de São Gonçalo do Amarante investiga o desaparecimento do marceneiro José Antônio Soares da Silva, desde que saiu da serraria onde trabalhava em Ceará Mirim no dia 25 de abril. Até o momento, não há pistas sobre o paradeiro do marceneiro.

José Antônio Soares da Silva deixou o local de trabalho por volta das 22h daquele dia com destino à residência dele no município vizinho, São Gonçalo do Amarante. Ele estava em uma motocicleta Honda Fan 125cc, de cor cinza e placa NNL-8206.

O último contato com a família foi feito às 20h daquela noite, por telefone para o irmão dele. Na ocasião, José Antônio disse ao irmão que sairia da empresa logo após parar de chover. São 11 dias sem qualquer notícia do paradeiro do rapaz. 

A motocicleta também não foi localizada, e a família apela para quem souber de qualquer informação, repassar à polícia através dos telefones 84-3278-3693 ou Disk 181. Também podem recorrer ao envio de informações através do WhatsApp 84-8149-9906,  sem a necessidade de identificação. 


INTERNET

"O limite da sua internet foi atingido"

Operadoras de telefonia não poderão bloquear acesso à internet móvel de consumidores quando forem firmados contratos de serviço ilimitado. É o que determina liminar deferida pela juíza de Direito Maria da Penha Nobre Mauro, da 5ª vara Empresarial do RJ, em ACP movida pelo Procon/RJ contra Claro, Oi, Tim e Vivo. A decisão vale para todo o Estado do Rio.