sábado, 4 de julho de 2015

CEARÁ-MIRIM NA MÍDIA

Estudante de comércio exterior Jupiara Lima: intenção de ajudar comunidades isoladas (Foto: Divulgação/Jupiara Lima)


Estudantes ganham prêmio por filtro que 'recicla' água com energia solar


Produto purifica água retirada de poços e em trabalhos domésticos. Ideia é beneficiar comunidades que sofrem com falta de água potável.


Imagine reutilizar a água suja de casa com um filtro que funciona pelo calor do sol. A ideia está prestes a virar realidade, graças a dois estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que foram premiados internacionalmente pelo projeto.
No ano passado, Jupiara Lima, de 28 anos (Ceará-Mirim), e Vanderli Dantas, de 26, desenvolveram um equipamento que transforma a água usada de banhos ou na lavagem de utensílios domésticos – a chamada "água cinza" – em apropriada para atividades  como o cozimento de alimentos e na agricultura familiar, como pequenas hortas. Isso sem gerar custo para o usuário.
Protótipo em 3D de filtro que funciona com energia do sol (Foto: Divulgação/Jupiara Lima)
Os alunos de comércio exterior escolheram o material reciclável de garrafas pet para criar o equipamento. A cor preta, segundo Jupiara, serve para absorver melhor o calor gerado pelo sol. “O design do produto é um diferencial".
Com 100 centímetros de base e 88 centímetros de altura, o produto tem capacidade semelhante à de uma caixa d’água de 310 litros, dos quais 155 litros são limpos pela evaporação, acrescenta a estudante.
Ao absorver a energia solar, a água entra em processo de evaporação, que separa os resíduos e impurezas da água num processo de filtragem, também compatível com águas salinizadas, como do mar. O equipamento tem capacidade de purificar 21 litros de água por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário