sexta-feira, 29 de novembro de 2013

INSTITUCIONAL

PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM  COMUNICAÇÃO SOCIAL
 
SISTEMA AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, vem através de nota, esclarecer a população cearamirinense, as razões pelas quais, alguns bairros da sede do município, de forma específica, estão enfrentando constantes falta de água. A diretoria da autarquia afirma que é ciente da deficiência existente, uma vez que o sistema de abastecimento é antigo e ultrapassado, o que fez surgir à demanda e o acúmulo de problemas. Por determinação do prefeito Antônio Peixoto, o SAAE vem trabalhando na sede do município e nas comunidades rurais (através da limpeza de poços e substituição dos conjuntos moto-bombas subdimensionados), para solucionar as deficiências, aumentando a oferta do serviço prestado e garantir o abastecimento regular e contínuo, principalmente por entender que água é um bem vital para sobrevivência humana e direito adquirido de todo cidadão.

 
O que ocorre nos bairro?
 

São Geraldo e parte do Barro Vermelho (compreendendo a Rua João Xavier P. Sobral), abastecidos pela captação em Extremoz – a deficiência é ocasionada pelos sucessivos problemas técnicos elétricos em razão do desgaste do Sistema de Abastecimento atual e anos sem manutenção preventiva.
 
Novos Tempos - Abastecido por Extremoz - Quando este conjunto foi construído havia uma rede exclusiva para o abastecimento do mesmo, com o passar do tempo esta mesma rede foi derivada para atender 5 novos conjuntos habitacionais: Edgar Barbosa, Morar Melhor 2, Novo Teto, Vale do amanhecer e parte do Novo Horizonte.
 
Novo Horizonte - A vazão do poço tubular existente neste loteamento não era suficiente, porém após realizarmos a interligação com a implantação de 800 metros de rede de água em tubos de 110mm ao novo poço da parte baixa do loteamento o problema foi solucionado.
 
Nova Conquista - Antes abastecido por Extremoz e hoje pelo poço do Barro Vermelho - Devido ao crescimento populacional desta área foi necessário fazer a interligação pelo poço tubular do Barro Vermelho para não deixar os consumidores sem água, uma vez que a água vinda de Extremoz não estava mais sendo suficiente.
 
Nova Descoberta - Parte abastecida por Extremoz e parte pelo poço tubular do Luís Uleiro - Devido ao crescimento populacional desta área, a água vinda de Extremoz não estava sendo suficiente para abastecer todo bairro, então a pedido do presidente do Conselho Comunitário, segundo ele, todos desta área estavam de acordo em ter água, não importando ser salobra, deste modo foram feitas 3 interligações pelo poço tubular do Luís Uleiro para atendê-los. A parte que ficou sendo abastecida ainda por Extremoz, tem água um dia e outro não através de jogo de registro.
Minha Casa, Minha Vida, (Conjunto Natureza: Fauna, Flora, Mar e Terra) - Abastecido por poço tubular existente no conjunto e através de jogo de registro, mas a vazão do poço não é suficiente.
 
É importante ressaltar que desde abril do corrente ano, está posta em execução, a obra de ampliação e reformulação da rede de abastecimento, que contempla: uma adutora de 18,5km, sendo 13,4km de água bruta e 5,1km de água tratada, que já está sendo construída, a instalação de hidrômetros em mais de 6000 (seis mil), domicílios, aumento da capacitação com a perfuração de dois poços tubulares profundos, construção de uma estação elevatória de água bruta com 02 conjuntos moto-bomba de 200cv, de três estações elevatórias de água tratada com 02 conjuntos moto-bombas de 60cv, 02 de 40cv e 02 de 10cv, de uma estação de tratamento (cloração), de um reservatório pulmão de 1.700m e cinco reservatórios elevados de 100m3 cada, e a implantação de 63km de rede de distribuição de água, sendo 30km de substituição de rede de cimento amianto e de uma estação de tratamento com 16.288m de adução.
 
Deste modo o SAAE informa que a solução só será realmente possível com a conclusão das obras do Novo Sistema de Abastecimento de Água que estão sendo executadas no município, e pede a compreensão de todos, reafirmando que os transtornos são temporários, mas os benefícios definitivos.
 
SISTEMA AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM
CONSTRUINDO O FUTURO

Nenhum comentário:

Postar um comentário