quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CORRUPÇÃO DO IPEM

Ex-coordenadores do Ipem no RN reforçam acusações contra deputado


Da Tribuna do Norte – Os depoimentos de Daniel Vale e Aécio Aluízio Fernandes, respectivamente ex-coordenadores jurídico e financeiro do Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem/RN), confirmaram as suspeitas do Ministério Público Federal (MPF) de que as fraudes ocorridas na autarquia, no período de 2008 a 2010, tinham como beneficiário capital o deputado estadual Gilson Moura (PROS). Daniel e Aécio fizeram um acordo de delação premiada com o MPF e em troca de informações detalhadas tiveram a garantia de que as penas as quais serão condenados serão reduzidas em dois terços e que o cumprimento da punição será no máximo em regime semiaberto. “O que temos é suficiente para investigar o deputado. O problema é que estou nessa fase do processo e ainda não tive tempo de analisar tudo”, disse o procurador da República, Rodrigo Telles, antes de ouvir os auxiliares diretos de Richardson Macedo, considerado mentor das fraudes praticadas no Ipem/RN.

Os ex-coordenadores do Ipem/RN foram os últimos a depor ontem, iniciando por Daniel. Antes de serem interrogados, eles pediram para Richardson Macedo e a imprensa deixarem o local. Daniel e Aécio estavam nervosos. Mas ao serem indagados pelo procurador da República não economizaram nas repostas. De acordo com os relatos, os salários do núcleo principal da autarquia – composto pelo coordenador jurídico; de operações; e pelo chefe de Gabinete – eram repassados a Richardson, que os encaminhava a Gilson Moura. O destino dos recursos, segundo eles, era comentado sem rodeios.

Os ex-auxiliares confirmaram também que Zulmar Pereira, o gerente do Auto Posto Júnior II, em Cidade Satélite, entregava mensalmente cerca de R$ 20 mil, para usufruto de Gilson Moura. O posto de Zulmar venceu duas licitações para fornecer combustíveis ao Ipem. No entanto, admitiu o próprio gerente em depoimento, os valores oriundos da gasolina utilizada pela autarquia na empresa era consideravelmente inferior ao volume de notas fiscais emitidas. Parte da família de Zulmar constava na lista de funcionários fantasmas da empresa FF Empreendimentos Ltda, que depois veio a se descobrir que pertencia a Aécio. Segundo eles, os valores também eram destinados a Gilson Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário