domingo, 7 de junho de 2015

SENADORA FÁTIMA BEZERRA

Fátima reivindicará ampliação do VLT no PAC 3

A senadora Fátima Bezerra reivindicará, junto ao Governo Federal, a inclusão do projeto de ampliação do sistema de Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) da Região Metropolitana de Natal na fase 3 do programa de Aceleração do Crescimento (PAC3). A proposta que prevê a interligação do sistema de trens ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi elaborada pela equipe potiguar da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e já dispõe de aprovação da CBTU nacional.

"Fico muito feliz em ver o projeto de expansão e modernização do VLT em curso. Me sinto muito gratificada porque participei muito desta luta na condição de deputada federal, desde o Governo Lula. Agora no Senado, continuarei fazendo a ponte junto à União para que a ampliação seja incluída no PAC 3", frisou. O projeto de expansão do sistema está estimado em R$ 140 milhões.

A senadora Fátima Bezerra e o governador Robinson Faria estiveram sexta-feira (5) na sede da CBTU/RN para reunião com o superintendente Regional da Companhia, João Maria Cavalcanti. O encontro, que tratou da expansão do VLT no RN, contou também com as presenças do deputado Fernando Mineiro, vereador Hugo Manso, secretário estadual de Infraestrutura (SIN), Jader Torres, diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Jorge Fraxe, e técnicos da CBTU envolvidos no projeto.

O projeto de modernização e expansão do sistema ferroviário do RN, cuja implantação foi iniciada no ano passado, foi apresentado em detalhes pela equipe técnica da CBTU. 

O programa de modernização - ou primeira etapa - está em curso e, ao final, deverá contar com 12 novos veículos leve sobre trilhos e trinta novas estações para passageiros. São 56 quilômetros revitalizados. Os recursos desta fase do projeto, no valor de R$ 311 milhões, já estão garantidos via PAC 2.

Na segunda fase, está prevista a ampliação de 17 novos quilômetros, entre os quais os incluídos na que se chamará Linha Roxa - Tramo Norte, que ligará o Aeroporto Internacional Governador Aluízio ALves e São Gonçalo do Amarante. A ideia é que a Região Metropolitana seja integralmente contemplada.

A senadora Fátima Bezerra afirmou na ocasião que unirá esforços com o governador Robinson Faria para intermediar junto aos Ministérios das Cidades e do Planejamento a reivindicação de incluir a estrutura no PAC. "Esta luta é de todos nós, potiguares. Não medirei esforços em mais uma vez contribuir".



Nenhum comentário:

Postar um comentário