quarta-feira, 10 de junho de 2015

SENADORA FÁTIMA BEZERRA

Exibindo 11400999_775898982507466_176332054530614475_n.jpg

Fátima solicita que RN seja incluído no plano de investimentos do governo nas áreas  portuária e ferroviária

Durante audiência conjunta das Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA),  realizada na manhã desta quarta-feira (10),  para ouvir o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa,  a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) parabenizou o lançamento da segunda fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL), apresentado ontem pela presidenta Dilma Rousseff, e solicitou que o Rio Grande do Norte seja incluído no programa de concessões nas áreas  portuária e ferroviária. A reunião foi presidida pelo senador Garibaldi Alves Filho.

A senadora lembrou que o Rio Grande do Norte já havia sido contemplado na primeira fase do programa, que previu concessões e parcerias público-privadas, o que resultou na construção do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.  “O passo agora é inserir o estado no programa de investimentos em infraestrutura nas áreas portuária e ferroviária. É necessário ampliar a estrutura portuária do estado, levando um novo porto, capaz de responder as demandas presentes e futuras essenciais para o crescimento econômico do nosso estado”, afirmou.

O ministro Nelson Barbosa se colocou a disposição para discutir a questão da inclusão do Rio Grande do Norte nesta nova etapa do Plano de Investimentos em Logística. “Se tiver uma rodovia, um porto ou uma expansão ferroviária no estado que desperte o interesse de investimentos privados, para assumir a construção e, posteriormente, a concessão, estamos dispostos acompanhar esse processo”.

Para dar continuidade a inclusão do Rio Grande do Norte no plano de investimentos nessas áreas, a senadora Fátima Bezerra, em nome do governador Robinson Faria e de toda bancada,  solicitou, logo após a reunião,  audiência com o próprio ministro do Planejamento e com o ministro  Antonio Carlos Rodrigues (Transportes) e Edinho Araújo (Portos).

PAC

Fátima também pediu atenção especial do Ministério do Planejamento na liberação de recursos para a Barragem de Oiticica e entregou oficio ao ministro solicitando que seja incluída, no  Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC) 3, a obra de ampliação do Sistema do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT  da Região Metropolitana de Natal. A ampliação vai interligar o sistema de trens ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Para Fátima, a ampliação do VLT vai contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de todo o estado.  Ela lembrou que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante está na disputa para abrigar o primeiro centro de conexões do Nordeste, o chamado HUB, da empresa Latam, e as obras de acesso são essenciais para o terminal ganhar a disputa.

O ministro também informou que Oiticica está nas prioridades da pasta e a ampliação do VLT será analisada, bem como as obras de acessos ao aeroporto de São Gonçalo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário