sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Oliveira Wanderlei

oliveiravander@uol.com.br

 
Liderança - O vereador Luciano Morais(PR) ameaçou deixar a liderança do governo do prefeito Antônio Peixoto(PR) na Câmara Municipal. O vereador alega que não tem tido de setores do governo o tratamento que acha merecer. Luciano entrou em rota de colisão com a secretária municipal de Educação, Ângela Aquino, que conta com o total apoio do prefeito Peixoto para continuar no cargo.
 
Conversa - Para tentar acalmar os ânimos de Luciano, Peixoto teve uma longa conversa com o vereador. Mas mesmo após a conversa com o prefeito, o vereador do PR disse no plenário da Câmara que poderia deixar a liderança governista. Será que vai?
 
Substituto - E quem seria o substituto de Luciano Morais caso ele decida mesmo renunciar à liderança governista na Câmara? Dois nomes aparecem como opções: os vereadores Franklinho(DEM) e Clécio Júnior (PSDB). Franklinho, no entanto, também tem demonstrado insatisfação com o tratamento dado a ele pelo governo Peixoto. Outro nome seria o vereador Marcos Túlio(PTB). 

PMDB - O PMDB rompeu com o governo Rosalba Ciarlini (DEM) e anunciou, através de sua cúpula, que o projeto do partido é disputar o pleito para governador com candidatura própria. Só que tem um detalhe: os três principais nomes do partido com chances de disputar o governo e ganhar a eleição já anunciaram que não serão candidatos: ministro Garibaldi Filho, deputado federal Henrique Alves e o deputado estadual Walter Alves. 
 
Risco - À exceção desses três nomes não há no PMDB do RN um nome forte eleitoralmente para disputar o governo estadual. E assim sendo, para onde vai o PMDB? Ou seja, o PMDB, o partido mais forte no Estado,corre o risco de mais uma vez ter que apoiar um nome de outra legenda. Ou então apresentar um candidato a governador sem a densidade eleitoral necessária para ganhar a eleição. 
 
Wilma de Faria - Com o anúncio oficial do ministro Garibaldi Filho de não concorrer ao governo no pleito de 2014, o caminho fica livre para a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria(PSB), disputar a sucessão estadual com reais chances de vitória. Para os analistas da política potiguar, Garibaldi seria o único nome que teria condições de derrotar Wilma numa disputa majoritária. A própria Wilma já teria dito que não seria candidata ao governo caso Garibaldi fosse candidato. 
 
José Adécio - Finalmente um representante do DEM na Assembleia Legislativa vai a plenário e defende publicamente a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Trata-se do deputado José Adécio. Em pronunciamento na AL, Adécio afirmou que Rosalba tem condições de disputar a reeleição e sair vitoriosa, mesmo com o desgaste enfrentado pela administração do DEM. 
 
DEM - Afirmando que falava em seu nome e em nome dos seus eleitores, José Adécio observou que a candidatura de Rosalba à reeleição, além de ser legítima, é fundamental para as pretensões do DEM no pleito de 2014. "Não tenho dúvidas que a candidatura de Rosalba à reeleição tem chances reais de vitória e vai vitaminar eleitoralmente o DEM, ajudando consideravelmente na eleição proporcional", observou Adécio, que é candidato á reeleição. 
 
Estremecidas - As relações políticas envolvendo o senador José Agripino(DEM) e o chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, marido da governadora RosalbaCiarlini, estão estremecidas. É tanto que Rosalba não está mais nem visitando o gabinete de Agripino quando vai a Brasília. Na realidade, faz tempo que Agripino demonstra insatisfação com os rumos do governo Rosalba. 
 
Reeleição - O vereador HeribertoPereira (PSB) é simpático a mais um mandato do colega Renato Martins(DEM) na presidência da Câmara Municipal de Ceará-Mirim. Neste sentido, Heriberto apoiaria a antecipação da eleição para a mesa diretora da Câmara, biênio 2015/2016, com a finalidade de reeleger Renato Martins. Detalhe: Heriberto é o único vereador de oposição no legislativo cearamirinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário