sábado, 28 de setembro de 2013

Algas vermelhas de praias de Rio do Fogo (RN) são usadas na produção de cerveja

Algas vermelhas de praias da Paraíba são usadas na produção de cerveja e doces
Algas não estão associadas a alimentos para pessoas apenas quando se fala em sushis. As algas vermelhas, encontradas na costa do Nordeste brasileiro, são matéria-prima importante de indústrias do setor, como a de cerveja e a de doces.
A procura por essas algas chegou a diminuir a ocorrência de algumas espécies décadas atrás. Hoje, no entanto, a coleta controlada e o cultivo afastaram os riscos ambientais.
A carragena, pó extraído de algumas espécies de algas vermelhas, é usada no processo de clarificação de cervejas, como faz a Ambev.
Outra substância extraída desse tipo de algas, o ágar-ágar, é usada pela Val Alimentos, de Vista Alegre do Alto (SP), para dar consistência ao marrom-glacê, feito de batata-doce. Quando misturado com água, o ágar-ágar forma uma gelatina sem gosto, que não derrete em temperatura ambiente.
Apesar de as algas serem normalmente coletadas em recifes de coral próximos à costa, há no Brasil algumas experiências de cultivo.
Uma delas é a da Amar (Associação das Maricultoras de Rio do Fogo), na praia de Rio do Fogo (RN), a cerca de 80 km de Natal. Maricultores são todos os trabalhadores que se dedicam à produção de espécies marinhas, como mariscos, ostras e algas.
A presidente da Amar, Nizia Maria Silva de Freitas, conta que o cultivo de algas vermelhas começou com um projeto mantido pelo governo. “Já apanhávamos e vendíamos as algas, mas agora ficou melhor, porque protegemos os bancos de corais“, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário