quinta-feira, 18 de abril de 2013

O deputado Fernando Mineiro (PT) fez um alerta quanto a um colapso iminente no abastecimento de água para o consumo humano no Rio Grande do Norte e apontou a necessidade de um plano de urgência para resolução do problema.
 Ele destacou a situação da lagoa de Extremoz, na região metropolitana, que é responsável pelo abastecimento de cerca de 300 mil pessoas, correspondendo a 70% da zona Norte de Natal e mais Ceará Mirim e algumas comunidades de São Gonçalo do Amarante.
“A Lagoa está com 45% de sua capacidade, da mesma forma que ocorre com o maior reservatório do Estado, que é a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que abastece cerca de 230 mil pessoas em 25 municípios. Em outros municípios do interior chegam as informações que a vazão dos poços está diminuindo”, afirmou.
O deputado disse que o governo do Estado precisa convocar a CAERN, a secretaria de Recursos Hídricos, os Sistemas Autônomos de Abastecimento de Água e Esgotos (SAAE) e os usuários privados da lagoa de Extremoz, para definir esse plano de utilização, nessa situação de gravidade.
“É preciso que sejam planejados os caminhos para resolver a situação emergencial e aponta soluções de curto, médio e longo prazos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário