quarta-feira, 30 de julho de 2014

OPERAÇÃO CRÉDITO FÁCIL

Onze equipes da Polícia Militar deram apoio ao Ministério Público na operação de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim

Juiz é suspeito de vender liminares

O juiz da Primeira Vara Cível de Ceará-Mirim, José Dantas de Lira, foi afastado ontem por suspeita de venda de liminares. Segundo o Ministério Público, as sentenças concedidas objetivavam a ampliação da margem para empréstimo consignado. Mais quatro pessoas estariam envolvidas neste suposto esquema de fraude. O filho do magistrado, o advogado, José Dantas de Lira Junior; o advogado Ivan Holanda; o corretor de empréstimos, Paulo Aires Pessoa, e um servidor do  Judiciário, identificado apenas como Clístenes.


Na divisão de responsabilidades, o filho do magistrado  liderava e organizava o esquema. O advogado Ivan Holanda Pereira, entrava em contato com outros advogados que elaboravam os pedidos judiciais – não se tem confirmação se eles tinham conhecimento da fraude. O corretor de empréstimos intermediava a operação bancárias, em instituições diferenciadas, e era um dos que iam até às repartições. 


O esquema

Juiz José Dantas de Lira
Suspeito de assinar as ordens judiciais. 

Advogado José Dantas Junior, filho do juiz
suspeito de trabalhar na organização e liderança do esquema fraudulento.

Advogado Ivan Holanda Pereira e Corretor de Empréstimo, Paulo Aires Pessoa
suspeitos de agenciar as decisões judiciais

Ivan Holanda Pereira
teria contato com outros advogados que  elaboravam as petições

Paulo Aires Pessoa 
agenciaria  empréstimos, recebia a gratificação e dividia entre os integrantes.

Esses dois últimos iam às repartições públicas, normalmente do Estado, buscando pessoas com dificuldades para efetivar empréstimo consignado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário