terça-feira, 15 de julho de 2014

COLUNA

OLIVEIRA WANDERLEY

COPA DO MUNDO – A Copa do Mundo termina com a decisão entre as seleções da Alemanha e da Argentina. Foi uma Copa espetacular, mesmo com a seleção brasileira tendo passado por aquele vexame contra a Alemanha. Os que torceram contra a Copa quebraram a cara.

POLÍTICA E FUTEBOL – Alguns brasileiros tentaram misturar política com futebol, achando que se o Brasil ganhasse a Copa a presidente Dilma seria beneficiada e se perdesse ela seria prejudicada. Teve até gente torcendo contra o Brasil por questões de ordem política. Nada a ver. Até porque daqui a um mês ninguém se lembra mais da Copa.

CEARÁ-MIRIM – O advogado Júlio César e o assessor parlamentar Marcílio Dantas, que disputaram a eleição municipal de Ceará-Mirim em 2012, fizeram um pacto de não agressão no pleito deste ano. Mesmo apoiando candidatos diferentes, Júlio e Marcílio sabem que os principais adversários deles em Ceará-Mirim são o prefeito Antônio Peixoto e ex-senador Geraldo Melo.

JUNTOS – Júlio César e Marcílio Dantas sabem também que na eleição municipal de 2016 os grupos políticos do prefeito Peixoto e do ex-senador Geraldo Melo deverão estar juntos, apoiando o mesmo candidato a prefeito, principalmente se o deputado federal Henrique Alves for eleito governador. O vice de Henrique é o deputado federal João Maia, líder de Peixoto, e que tem uma irmã casada com o médico Pedro Melo, irmão de Geraldo.

SALLY – Ainda em relação à política cearamirinense, um eventual apoio do ex-prefeito José Sally de Araújo às candidaturas da irmã de João Maia, médica Zenaide Calado, à Câmara Federal, e de Henrique Alves ao Governo, deverá provocar o distanciamento do empresário do grupo político liderado por Júlio César. Sally e Júlio estiveram juntos na eleição municipal de 2012.

TENDÊNCIA - Sally ainda não bateu o martelo em torno do apoio às candidaturas de Zenaide e de Henrique, mas a tendência é que o ex-prefeito decida pelo apoio às duas candidaturas. Caso isso ocorra, Sally dividirá em Ceará-Mirim o mesmo palanque com o prefeito Peixoto, que deverá apoiar a candidatura à reeleição do deputado estadual Ezequiel Ferreira, que tem o apoio do ex-prefeito.

PMDB – A bancada do PMDB poderá ganhar mais um membro na Assembleia Legislativa. Trata-se do médico Antônio Petronilo, parelhense da gema. Petronilo poderá assumir a vaga do deputado Gilson Moura, caso o parlamentar do PROS não consiga reverter na Justiça Federal a condenação que provocou seu afastamento da Assembleia. Petronilo é ligado politicamente ao ex-deputado estadual Álvaro Dias, que tentará retornar ao Poder Legislativo do Estado na eleição de outubro.

PASSADO – Os políticos em geral não gostam de serem questionados sobre o passado político e as incoerências que já cometeram e continuam cometendo. Eles querem que essas incoerências, muitas delas esdrúxulas, sejam deixadas de lado, como se nada tivesse acontecido.

EXPLICAÇÃO - Mas essas incoerências devem ser exploradas. Cabe ao político explicar ao eleitor as razões que os fizeram praticar, muitas vezes, tantos atos de incoerência política. Se o eleitor entender, tudo bem. Se não..



Nenhum comentário:

Postar um comentário