sábado, 8 de março de 2014

INSTITUCIONAL

Matadouro Público
Obra do novo abatedouro de Ceará-Mirim será retomada

Paralisada desde 2011, a obra do abatedouro público do município de Ceará-Mirim, deve ser retomada nos próximos dias. O reinício dos trabalhos está garantido, devido a uma nova licitação realizada nesta quinta-feira (06), que possibilitará a conclusão da obra orçada em mais de 400 mil reais. A empresa vencedora foi a Construart, que terá 90 dias para entregar o equipamento pronto.
A nova Unidade de Processamento de Carnes, que está sendo erguida no distrito Gamileira de Upanema, é uma das 10, a serem construídas pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no Rio Grande do Norte, por meio da EMATER, com a contrapartida da Prefeitura, que fará o abastecimento de energia, água e doou o terreno.

Moderna, a instalação do novo abatedouro terá capacidade para atender a demanda dos outros 15 municípios que fazem parte da Região do Mato Grande, como também dos integram a Metropolitana, por incluir currais, câmara frigorífica, lagoa de estabilização para tratamento dos resíduos produzidos no processo diário, caldeira, salgadeira, corredor de manejo e prevê uma demanda diária de 75 mil litros de água, que possibilitará o abate de 100 animais dia, sendo carne bovina, suína, ovina e caprina, dentro das normas de higiene estabelecidas, como prevenção para saúde do consumidor.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca, Francisco Navegantes, o reinício da obra, significa uma grande vitória para a gestão do prefeito Antônio Peixoto, que foi incansável na luta para conseguir a retomada dos serviços, e é ainda mais relevante para população que sofre com condições ultrapassadas e inadequadas do matadouro que está em funcionamento, especialmente para os moradores que residem nas imediações do matadouro municipal que sofrem com o mau cheiro, dentre outros problemas.

“Quando assumiu o primeiro mandato em janeiro de 2009, o prefeito começou a se empenhar no tocante a construção do novo abatedouro, ciente de que esta seria a única forma de solucionar a problemática e atender a uma antiga reivindicação da população”, destacou Navegantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário