domingo, 15 de dezembro de 2013

EMPREGO E RENDA

Imposto menor atrai call centers

Municípios potiguares têm concedido incentivos para atrair empresas de telemarketing e gerar novas oportunidades de emprego e renda. Pelo menos duas Prefeituras decidiram reduzir os impostos cobrados às empresas do ramo este ano: Mossoró e São Gonçalo do Amarante. Nos dois casos, o Imposto sobre Serviços (ISS), que incide sobre a prestação de serviços nos municípios, foi reduzido de 5% para 2%, alíquota mínima. A estratégia tem surtido efeito.

A mineira AeC inaugurou o primeiro contact center do RN em Mossoró em outubro deste ano e abriu de uma só vez 1,3 mil vagas para operadores de telemarketing. A companhia investiu R$ 20 milhões e pretende ampliar o número de empregos, chegando a 3 mil, até o final do primeiro semestre de 2014. Contact center é um termo criado para diferenciar as centrais de relacionamento que possuem formas de contato multimídia - isto é, através do telefone mas também por e-mail, chat, SMS e redes sociais - dos tradicionais call centers, centrais que fazem contato apenas telefônico.

A chegada da empresa, observa Francisco Segundo de Paula, subsecretário do Trabalho, Turismo, Indústria e Comércio de Mossoró, ajudou a reaquecer a economia local, que havia desacelerado depois que terceirizados da Petrobras começaram a ser demitidos em função da retração da produção petrolífera.

“A gente teve que buscar uma alternativa. Descobrimos que a AeC queria abrir uma filial no Nordeste e fomos até o presidente. Nos comprometemos a reduzir o ISS e a doar o terreno. Eles queriam se instalar onde houvesse aeroporto, mas nós oferecemos outros incentivos. Eles se instalaram em 60 dias. Isso foi uma revolução dentro de Mossoró, em termos de empregos”, afirma Segundo. 

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