terça-feira, 12 de novembro de 2013

PRIMEIRA FASE CEARÁ-MIRIM DE FORA - SERÁ O BENEDITO


CBTU abre concorrência para elaboração de projeto de modernização de linha férrea

A Companha Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) abriu concorrência pública para a contratação de empresa a fim de elaboração do projeto de recuperação e modernização da linha ferroviária, no trecho de 23,1 quilômetros, entre Natal e e Extremoz. O custo estimado é de R$ 1,99 milhão. As propostas devem ser entregues às 10 horas do dia 5 de dezembro, na seda da CBTU, no Rio de Janeiro. Após o projeto, a CBTU dará início ao trabalho para a viabilização da obra propriamente dita.

O superintendente regional da CBTU, João Maria Cavalcanti, disse que a empresa vencedora da licitação terá de apresentar garantia de execução dos serviços de elaboração do projeto no valor de 5% do valor total do contrato, cuja vigência será de 270 dias, contados a partir da data de sua assinatura.
 
Na primeira etapa, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Região Metropolitana, vai interligar Natal e Extremoz, percorrendo o mesmo trajeto usado hoje pelos trens da CBTU
 
Cavalcanti informou, ainda, que depois da entrega do projeto, a CBTU deverá abrir licitação para a sua execução propriamente dita e implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), com prazo de 40 meses, que vão substituir gradativamente o sistema antigo de transporte ferroviário em Natal.

Antes mesmo da implantação total do VLT, Cavalcanti explica que a CBTU ainda deverá substituir as velhas locomotivas, que são dos anos 70 e estão em uso, por novas locomotivas.  

No entanto, Cavalcanti informou que até maio ou junho a Superintendência dos Transportes Urbanos (STU) em Natal deverá colocar em fase de testes o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), de um total de 12 que estão sendo fabricados em Barbalha (CE). “A partir daí vamos receber um veículo a cada dois meses”, estimou ele.
 
De acordo com o edital de licitação, embora o estudo vise apenas a primeira etapa da implantação do VLT, a empresa contratada também fará estudos operacionais sobre todo o percurso de 56,2 km, que incluem, ainda, o trecho de 17,7 km da linha Sul (Natal/Parnamirim) e ainda 17,2 km  do trecho entre Extremoz e Ceará Mirim, que é o complemento da linha Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário