CBTU abre concorrência para elaboração de projeto de modernização de linha férrea
A Companha Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) abriu
concorrência pública para a contratação de empresa a fim de elaboração
do projeto de recuperação e modernização da linha ferroviária, no trecho
de 23,1 quilômetros, entre Natal e e Extremoz. O custo estimado é de R$
1,99 milhão. As propostas devem ser entregues às 10 horas do dia 5 de
dezembro, na seda da CBTU, no Rio de Janeiro. Após o projeto, a CBTU
dará início ao trabalho para a viabilização da obra propriamente dita.
O
superintendente regional da CBTU, João Maria Cavalcanti, disse que a
empresa vencedora da licitação terá de apresentar garantia de execução
dos serviços de elaboração do projeto no valor de 5% do valor total do
contrato, cuja vigência será de 270 dias, contados a partir da data de
sua assinatura.

Cavalcanti
informou, ainda, que depois da entrega do projeto, a CBTU deverá abrir
licitação para a sua execução propriamente dita e implantação do sistema
de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), com prazo de 40 meses, que vão
substituir gradativamente o sistema antigo de transporte ferroviário em
Natal.
Antes mesmo da implantação total do VLT,
Cavalcanti explica que a CBTU ainda deverá substituir as velhas
locomotivas, que são dos anos 70 e estão em uso, por novas locomotivas.
No
entanto, Cavalcanti informou que até maio ou junho a Superintendência
dos Transportes Urbanos (STU) em Natal deverá colocar em fase de testes o
primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), de um total de 12 que estão
sendo fabricados em Barbalha (CE). “A partir daí vamos receber um
veículo a cada dois meses”, estimou ele.
De
acordo com o edital de licitação, embora o estudo vise apenas a
primeira etapa da implantação do VLT, a empresa contratada também fará
estudos operacionais sobre todo o percurso de 56,2 km, que incluem,
ainda, o trecho de 17,7 km da linha Sul (Natal/Parnamirim) e ainda 17,2
km do trecho entre Extremoz e Ceará Mirim, que é o complemento da linha
Norte.
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