terça-feira, 5 de novembro de 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE GABINETE
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


  Ceará-Mirim tem projeto de Esgotamento Sanitário aprovado

Depois de garantir a obra de Ampliação e Reformulação da Rede de Abastecimento de Água na sede do município, que está em execução, Ceará-Mirim, consegue a aprovação do projeto de implantação do Esgotamento Sanitário junto ao Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Saneamento, dentro da 4ª seleção de propostas
no âmbito do PAC 2.
No Rio Grande do Norte, além de Ceará-Mirim, ainda foram beneficiadas nesta etapa, a capital potiguar Natal, e os município de Mossoró e Parnamirim, que também entram no processo de finalização para captação de recursos.

A publicação foi feita no Diário Oficial, de acordo com a PORTARIA Nº 493, DE 23 DE OUTUBRO DE 2013, aprovando a liberação de recursos do Orçamento Geral da União para Elaboração de Projetos de Engenharia e execução de obras de Esgotamento Sanitário.
Conforme publicação: 1066.2.0504/2013 RN Município Ceará-Mirim Implantação do SES da sede e praias de Muriú, Jacumã e Porto Mirim Esgotamento Sanitário OGU. O convênio da ordem de 25 milhões,
possibilitará que o sistema contemple 90% da cidade, e o outros 10%, as praias.

O projeto de Ceará-Mirim começou a concorrer em abril deste ano, mediante iniciativa do  prefeito Antônio Peixoto (PR), que por diversas vezes foi a Brasília/DF, pessoalmente lutar pela aprovação do pleito, que também foi ratificado, por ocasião da solenidade de inauguração do IFRN, quando da vinda da presidenta Dilma Rousseff a cidade, no início de outubro deste ano.
 “Nossa cidade avançou bastante nos últimos quatro anos, mas somos conscientes de que ainda há muito a ser feito, por isso quando um projeto dessa significância é aprovado, temos a certeza de que nossa gestão está contribuindo para construção de um futuro mais promissor, que possibilitará melhorias na qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito.

De acordo com a responsável técnico social, Rosângela Sá, o prefeito entende que o projeto é de vital importância, porque a estação de tratamento de Ceará-Mirim está saturada. “Não se trata de uma obra eleitoreira, mas sim, de saúde pública”, destacou Rosângela.
Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, a cada R$ 1,00 real, investido em esgoto, se economizam R$ 3,00 reais no atendimento básico de saúde.
Esgotamento Sanitário: É um sistema de coleta, tratamento e destino final de esgotos sanitários. Os despejos são provenientes das diversas modalidades do uso da água, em comércios, indústrias, domicílios, de áreas agrícolas, de superfície, de infiltração, pluviais e etc.
Alguns dos benefícios gerados a população: diminui os danos à saúde pública, contribui para a redução da mortalidade provocada por doenças de veiculação hídrica e os impactos ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário