sábado, 22 de agosto de 2015

FRASE DO DIA


"Ressaca é igual a saudade, se você tá sentindo é porque valeu a pena".



DOSSIÊ


Vereadora Amanda Gurgel virou “mulher bomba”


Calma, não se trata de terrorismo, mas a vereadora natalense Amanda Gurgel (PSTU) realmente está sendo chamada de “mulher bomba”. Segundo contam lá da capital, ela teria em mãos um dossiê que é nitroglicerina pura. E do que se trata? Amanda deve revelar no momento oportuno.



FRAUDES


Dupla confessa esquema para fraudar concurso do IFRN, e é presa pela PRF


Dois homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após confessarem que iriam fraudar o concurso público para técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

De acordo com a PRF, os acusados foram parados na BR-226, próximo ao município de Campo Grande, na Região Agreste do RN. A dupla estava em um veículo Palio com placa da cidade de Lavras da Mangabeira-CE. Durante a fiscalização do veículo, os agentes desconfiaram de dispositivos eletrônicos e questionaram os objetos. Na ocasião, um dos homens confessou que a dupla seguia para Natal para realizar o concurso do IFRN, e que os dispositivos seriam utilizados como pontos eletrônicos para repassar as respostas à candidatos.

Segundo a PRF,no veículo também foram encontrados cartões de inscrição dos dois homens. Após o flagrante, os acusados foram conduzidos até a delegacia de Currais Novos, e em seguida encaminhados até a superintendência da Polícia Federal, em Natal.



BOATARIA


Lista que circula por whatsapp é puro boato, mas os 100 que receberam serão interrogados


Durante o dia de ontem circulou por meio de grupos de whatsapp uma suposta lista das pessoas que estão sendo investigadas na operação Dama de Espadas mas a lista é inverídica.

Na quinta-feira (20), ao participar da coletiva com os promotores Rinaldo Reis, Keiviany Sena e Rafael Galvão foi perguntado se eles iriam liberar a lista com os 100 nomes que receberam os cheques salários e a resposta foi não.

Porém todos que receberam cheques salários serão convocados; pois, juntos receberam 20 mil cheques, cujas cópias estão em poder do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Tribuna da Justiça



CARTA MARCADA


Motta ajudou na defesa dos envolvidos na Operação Dama de Espadas


De acordo com reportagem publicada pelo jornal Tribuna do Norte, o deputado Ricardo Motta, ex-presidente da Assembleia Legislativa, é suspeito de haver ajudado na defesa dos envolvidos no esquema de desvio de 5,5 milhões de reais sob a forma de emissão fraudulenta de cheques salários. As suspeitas se baseiam em interceptações telefônicas.

Motta, ainda os promotores responsáveis pela Operação Dama de Espadas, teria participado da montagem de uma linha de defesa unificada para orientar as pessoas cujos depoimentos estavam sendo tomados pelo MP e “dificultar” a apuração sobre o uso dos cheques salários.
De acordo com a TN, os promotores revelaram que a orientação para a defesa contou com a participação do advogado Paulo de Tarso Fernandes, principal consultor jurídico da Assembleia Legislativa.

O MP divulgou trechos de interceptações telefônicas, mostrando, por exemplo, conversas entre Ricardo Motta e a procuradora Rita das Mercês Reinaldo. Numa das conversas, Motta pergunta como foi a reunião com Paulo. E Rita tenta tranquilizá-lo, revelando que estavam reunidos com Osvaldo (Osvaldo Ananias, gerente da agência do Banco Santander no prédio-sede da Assembleia) e outras pessoas implicadas na Operação Dama de Espadas, dentre elas Marlucia Maciel e Rodrigo Marinho.



NOTAS DO ESTADO

PR

O PR já definiu que terá candidato próprio a prefeito de São Gonçalo do Amarante, administrada por Jaime Calado. Um olheiro político garante que é ilusão acreditar em um cenário diferente disso.

PREFEITO

O vereador Hugo Manso revelou ontem, em entrevista ao programa RN Acontece, que nem mesmo o líder do prefeito Carlos Eduardo, vereador Raniere Barbosa, sabia dos vetos feitos pelo Executivo ao projeto do transporte público.

PARTIDO

Por falar na Câmara de Natal, é ensurdecedor o barulho dos vereadores para o troca-troca de partido. Todos com uma calculadora na mão contabilizando quantos votos precisarão em cada cenário eleitoral-partidário traçado por eles.

PLANTÃO

O prefeito de Lagoa Danta, João Paulo Guedes, recebeu recomendação do Ministério Público para que adote, imediatamente, medidas administrativas que garantam a regularidade do plantão médico na unidade de saúde mista José Laurentino Bezerril. O MP também alerta o Executivo para fiscalizar o cumprimento da referida escala.



SENADORA FÁTIMA BEZERRA

Fátima vai às ruas de Natal em defesa da democracia

A senadora Fátima Bezerra se somou aos potiguares e aos brasileiros que nesta quinta-feira (20) defenderam a democracia pelas ruas de todo o país. Sob o comando dos movimentos sociais, militantes e populares manifestaram apoio ao Governo Dilma e à continuidade das políticas sociais.

“Não seremos coniventes com qualquer tentativa de golpe. Viemos às ruas para defender a democracia, para dizer que queremos, sim, a retomada do crescimento do país e que apoiamos a nossa presidenta, legitimamente eleita”, afirmou a senadora.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem como “Não vai ter golpe!”, “Nenhum direito a menos”, “Em defesa da democracia”, entre outros. Também houve críticas à oposição, que foi acusada de tentar provocar um terceiro turno da eleição.

O ato em Natal começou na avenida senador Salgado Filho, nas imediações da Federação das Indústrias do RN e finalizou em frente ao IFRN.



ABC FC

Bira Rocha pode voltar ao comando do ABC

Informação que recebo de fonte privilegiada, dá conta que Bira Rocha pode voltar ao comando do ABC a partir das próximas eleições.

O ex-presidente que marcou época na direção do alvinegro admite o retorno diário ao clube, desde que seja um nome de consenso para substituir o atual presidente Rubens Guilherme Dantas, e segundo o blog apurou, o nome de Bira foi bem aceito por setores da situação e oposição.

Bira Rocha foi presidente do ABC em um período mais “romântico” do futebol, quando o aporte financeiro, o patrocínio, a televisão, as cotas e todo o aparato que cerca o futebol atual passavam longe do clube.



FLAMENGO NO RN

Arena das Dunas libera bilheteria exclusiva para Flamengo x Avaí

A Arena das Dunas abrirá um ponto de vendas exclusivo neste final de semana para os ingressos do jogo Flamengo X Avaí, que acontecerá no próximo dia 02/09. Os torcedores terão disponível a Bilheteria 02 do estádio, portão interno L, no horário das 10h às 18h. O acesso é feito pelo Portão Externo 04. Vale ressaltar, a bilheteria ficará aberta somente neste sábado (22) e domingo (23) e o encerramento das vendas pode ser antecipado caso os ingressos se esgotem.

As vendas online pelo site www.arenadunas.com.br/ingressos seguem normalmente até a quarta-feira (02) às 21h.  Pelo site de compras não há taxa adicional. Lembrando que os ingressos dos tipos “MEIA-ENTRADA” e “PCD” não precisam ser trocados nas bilheterias! Como já ocorre com ingressos “INTEIRA”, basta imprimir e apresentar diretamente nas catracas no dia do evento. É obrigatória a apresentação de documentação que garante o benefício no momento do acesso.



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

DESABAFO DE UM CIDADÃO ! ! !


José Haureliano



Há dias a Rua Prisco Rocha. Próximo ao Mercadinho de Gentil. Próximo a Escola Municipal Rotary. Vem com um lixão a céu aberto. Já foram feitas várias ligações. Vários pedidos as mais diversas secretarias que se dizem competentes e nada.



MEGAFONE ! ! !


EXECUTIVO MUNICIPAL MANDA PROJETO DE LEI PARA CÂMARA MUNICIPAL PARA COLOCAR O CIDADÃO CEARAMIRINENSE NO SPC DEVIDO A DÍVIDAS COM A PREFEITURA MUNICIPAL.

OS VEREADORES (SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO) FORAM TOTALMENTE CONTRA.
AFIRMARAM QUE O PROJETO ERA LEGAL, MAS INOPORTUNO PARA A ATUAL SITUAÇÃO FINANCEIRA DO MUNICÍPIO E DO PAÍS.

A LUTA POLÍTICA JÁ COMEÇOU NA CÂMARA MUNICIPAL.

OPERAÇÃO BACO
x
OPERAÇÃO DAMA DE ESPADAS



ATUAÇÃO PARLAMENTAR


VEREADOR JÁCIO PRAXEDES APRESENTA PROJETO DE LEI PARA ORÇAMENTO IMPOSITIVO


O Edil Jácio Praxedes apresentou na Câmara Municipal de nossa cidade o Projeto de Lei para implantação do orçamento impositivo, já aprovado no âmbito federal e na cidade de Natal.

O projeto direciona 1,2% do orçamento anual da prefeitura para as emendas individuais dos vereadores, sendo de vital importância para os edis terem suas emendas atendidas.

Na esfera federal foi um projeto do ex-deputado federal Henrique Alves e na cidade de Natal foi o Vereador Felipe Alves (PMDB) o autor do projeto.



HUMOR


O matuto foi batizar o filho.
- Qual o nome da criança - perguntou o padre.
O matuto informa:
- Mingau.
O padre dá a mulesta:
- Não batizo, não é nome de gente!
E o matuto argumenta:
- Ôxe? o Chefe de vocês é Papa, por que o meu menino não pode se chamar mingau?



DIRETO DE BRASÍLIA


Band Natal terá equipe em Brasília


O anúncio foi feito pelo próprio coordenador da bancada federal, deputado federal Felipe Maia. A Band Natal fará a cobertura das ações e do trabalho dos parlamentares para o noticiário local.



DIA REAL


Amanhã (21) completam-se 26 anos da morte do Maluco Beleza


Raul Seixas foi encontrado morto sobre sua cama, vítima de uma parada cardíaca, consequência de uma grave pancreatite, agravada pela diabetes. Amanhã, completam-se 26 anos desde que o Maluco Beleza se foi, deixando um rico legado de canções e histórias que revolucionaram a música brasileira.



OPERAÇÃO DAMA DE ESPADAS

Esquema teria desviado R$ 5,5 milhões da Assembleia Legislativa; servidores públicos estariam envolvidos

Procuradora-geral da Assembleia é presa e MP divulga nomes de investigados

O Ministério Público divulgou os nomes dos principais investigados na operação "Dama de Espadas", deflagrada na manhã desta quinta-feira (20) e que apura supostos desvios de R$ 5,5 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa. Duas pessoas foram presas preventivamente, entre elas a procuradora-geral da Assembleia, Rita das Mercês Reinaldo.

Segundo o MP, os principais investigados são Marlúcia Maciel Ramos de Oliveira (coordenadora Núcleo de Administração e Pagamento de Pessoal - NAPP), Rodrigo Marinho Nogueira Fernandes (servidor da AL), José de Pádua Martins de Olveira (coordenador do setor de Cerimonial e ex-marido de Rita das Mercês), Oswaldo Ananias Pereira Júnior (gerente-geral da agência do Banco Santander na AL), além de Ana Paula Macedo de Moura, que atuava como assessora direta de Rita das Mercês.

MPRN e PM cumpriram mandados de prisão em condomínios de alto padrão no bairro de Candelária, em Natal

A participação de cada um dos supostos envolvidos no esquema fraudulento ainda não foi informada pelo Ministério Público, mas somente Rita das Mercês e Ana Paula Macedo de Moura tiveram decretados mandados de prisão preventiva. A procuradora-geral da AL foi detida em seu apartamento, no bairro de Candelária, enquanto Ana Paula Macedo de Moura foi detida na Assembleia Legislativa.

O Ministério Público concederá entrevista coletiva nesta quinta-feira para detalhar a operação e o suposto esquema 

Nome da operação 

O Ministério Público batizou de "Dama de Espadas" a operação que investiga os supostos desvios. O nome da operação foi inspirado por música de Paulinho da Viola, que fala sobre mulher que "dava as cartas" em uma relação.

De acordo com o Ministério Público, o esquema criminoso consistia na inclusão fraudulenta de pessoas na folha de pagamento e, com os cheques-salários em mãos, realizavam os saques. O dinheiro era repartido.

Na letra da música, a mulher "traçava o baralho, ficando com a sorte" e dando somente o azar ao companheiro.



quarta-feira, 19 de agosto de 2015

HUMOR





SERÁ HOMI ! ! !


Quem é rico não conhece o prazer de pagar a última prestação.



AGORA VAI SER MELHOR AINDA


Cientistas acreditam ter descoberto a cura para a ressaca


Todo mundo tem uma receita pra evitar ou aliviar a ressaca. De intercalar álcool com goles d’água a comer carboidrato antes da balada, nenhuma dessas curas encontra respaldo científico. O drama é grande porque, até hoje, a ciência tem dificuldade para entender o que é a ressaca. Quem dirá como evitá-la sem abrir mão de alguns drinks.
Os cientistas da Agência Nacional de Ciências da Austrália dizem que resolveram esse problema – ou estão perto disso. O grupo anunciou, em seu site, que teve uma surpresa enquanto fazia uma pesquisa com um grupo de horticultores: segundo eles, o consumo de pera alivia o desconforto provocado pelo excesso de álcool no organismo. As peras já figuravam como um alimento algo milagroso: elas reduzem as taxas de colesterol ruim, combatem inflamações e aliviam desconfortos estomacais. A nova pesquisa sustenta que essas frutas também contribuem para a redução dos níveis de álcool no sangue.


SERÁ QUE COLA


Vereadores em Acari propõe vencimentos de um salário mínimo para o Legislativo


Os vereadores acarienses José Rivaldo, o Bada, e Wellington Guelão defendem a redução dos vencimentos do Poder Legislativo de três mil reais para um salário mínimo.

Segundo Bada, que é autor do projeto, esse é um valor justo para quem trabalha uma vez por semana. A matéria ainda vai a Plenário, mas só valeria para a próxima legislatura.



REGIÃO METROPOLITANA

regiao

Governador reativa conselho da região metropolitana


No final da tarde de hoje ocorreu reunião para reativar o Conselho da Região Metropolitana. O encontro contou com a presença do governador Robinson Faria, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, e de diversos prefeitos.

“Reativamos e demos posse hoje aos novos membros do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, que estava inativo desde 2010. Criado pela lei complementar estadual N. 152/1997, o conselho tem a função de debater e criar políticas públicas de interesse comum aos 12 municípios que compõem a região metropolitana de Natal e que hoje concentra cerca de 1 milhão e meio de habitantes”, descreveu o governador nas redes sociais.



PUNIÇÃO

Toilet


Empresa é condenada por controlar as idas ao banheiro de seus empregados pelo cartão de ponto e premiar os que gastavam menos tempo. Para a 4ª turma do TST, houve lesão à dignidade humana e risco grave à saúde.



ACABOU

Crédito consignado - Suspensão


Instituições financeiras particulares decidiram suspender as operações de crédito consignado a servidores públicos federais, após a empresa de softwares Consist, que opera os contratos, virar alvo da operação Lava Jato.



FRASE DO DIA

"Em política nunca se deve cogitar de dar xeque-mate com peão coberto. Convém evitar rasgos inúteis de força."

Joaquim Nabuco



INSTITUCIONAL

Prefeito Antônio Peixoto confirma presença em evento do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano


Atendendo ao convite do governador Robinson Faria, o prefeito de Ceará-Mirim Antônio Marcos de Abreu Peixoto, confirmou presença no evento que promoverá a reativação do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, inativo há cinco anos.

O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), às 16h, na Escola de Governo Dom Eugênio Sales. Acompanhado do presidente do Legislativo Municipal, vereador Renato Martins, Peixoto pretende discutir junto ao Governo do Estado e representantes dos outros 11 municípios da Grande Natal, soluções que atendam as demandas da população estimada em 1,5 milhão de pessoas.

“Acreditamos que este será um momento muito oportuno para abordarmos assuntos prioritários, que podem resultar na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes, em Ceará-Mirim somos mais de 70 mil habitantes, e entendo que a reativação do Conselho será importante quanto à agilidade de algumas necessidades.”, frisa Antônio Peixoto.

Também foram convidados representantes de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape e Ielmo Marinho.



DEPUTADO FELIPE MAIA

Exibindo Felipe Maia na CCJC 1808 01.jpg

CCJC aprova isenção fiscal na importação de equipamento fotográfico profissional


Fotógrafos, repórteres fotográficos e cinematográficos, cinegrafistas e operadores de câmera podem ter isenção de impostos e contribuições por cinco anos para importação de equipamentos de uso exclusivo na atividade profissional. O projeto de lei (PL 2114/11), relatado pelo deputado Felipe Maia (DEM), foi aprovado nesta terça-feira (18), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.

De acordo com a matéria, o Executivo pode conceder a isenção do Imposto de Importação, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público, incidente na Importação de Produtos Estrangeiros ou Serviços (PIS/PASEP-Importação), da Contribuição para os Programas de Integração Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Serviços do Exterior (Confins-Importação). A renúncia fiscal deve ser concedida apenas a produtos que não possuam similar nacional, com o teto de R$ 50 mil para o total das aquisições.

“Grande parte dos equipamentos utilizados por esses profissionais são importados. Por isso, o projeto é uma importante conquista dos profissionais que trabalham com imagem, pois podem ter acesso a equipamentos mais modernos e com preço mais baixo”, destacou o parlamentar. De autoria do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o projeto será enviado ao Senado, caso não haja recurso.



INSTITUCIONAL

Exibindo 02.JPG

CEARÁ-MIRIM
ESTAMOS TRABALHANDO
SETE ANOS DE MUITO TRABALHO E COMPROMISSO COM O POVO

CONHEÇA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES NA ÁREA DE HABITAÇÃO

- Mais de 3 mil casas populares construídas e que estão sendo entregues à famílias de baixa renda.
- 750 novas unidades serão construídas.
- 5 favelas erradicadas.

TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

- Quase 30 mil pessoas beneficiadas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos / Cras Rural, Cras Urbano, Peti e Projovem.
- Mais de 1.800 atendimentos (mês) pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social-CREAS.
- Mais de 11 mil famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.
- Mais de 5 mil pessoas qualificadas profissionalmente por meio de vários cursos em parceria com o Pronatec.
- 950 pessoas atendidas pelas Ações de Cidadania.



terça-feira, 18 de agosto de 2015

NOTAS DO ESTADO

GREVE
Os vereadores de Natal já intitularam de “greve branca” o movimento silencioso feito no Legislativo contra o prefeito Carlos Eduardo, que não liberou as emendas individuais.
PROPOSTA
A proposta dos vereadores para o prefeito é reduzir as emendas no mesmo percentual que sofreu o orçamento.
LISTÃO
Por falar em vereadores, 54 parlamentares estaduais de alguns municípios potiguares estão no “listão” do TCE suspeitos de receberem, indevidamente, recursos acumulados.
SAÚDE
A Prefeitura de Caraúbas contratou por R$ 1,797 milhão uma empresa para realizar serviço de assistência técnica a saúde referente a exames de imagem. O contrato tem validade de seis meses.

LEVANDO O NOME DE CEARÁ-MIRIM

Há oito anos o artista plástico potiguar vive uma intensa movimentação entre Natal e Áustria, com suas esculturas que mostram a natureza ameaçada


A natureza viajante de Fábio di Ojuara



Fábio di Ojuara está em casa (Ceará-Mirim). Por enquanto. Há oito anos o artista plástico potiguar (cearamirinense) vive uma intensa movimentação entre Natal, Recife, e a Áustria, de onde sua arte pode vislumbrar toda a Europa. No momento ele está preparando as malas  - e as obras - para participar de uma exposição em Paris, com temática erótica, em dezembro. É uma rotina que Ojuara já se acostumou a fazer com gosto, principalmente, por sua arte obter um alcance que raramente teria em condições normais. 

“Natal é uma capital muito pobre de galerias de arte. É preciso ir à casa ou ateliê do artista para ver as obras dele. A única arte que pode ser vista facilmente aqui estão nas lojinhas de artesanato”, critica Ojuara. Segundo, os bons escultores e pintores da cidade sofrem com a falta de lugares onde expor seus trabalhos. “É muito diferente de lugares próximos, como João Pessoa e Recife, por exemplo, que tem uma galeria em cada esquina. É uma questão cultural, Natal não tem tradição”, ressalta. 

Fábio di Ojuara é inquieto e gosta de aproveitar as oportunidades. Começou a chamar atenção a partir de 1987, quanto passou a integrar o movimento internacional de arte postal, 'mail art', liderado em Natal por Falves Silva e Jota Medeiros. Foi a primeira vez que seu trabalho ganhou o mundo, chegando ao Japão, Rússia, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Portugal, entre outros lugares. 

A guinada definitiva para o artista veio em 2007, quando foi descoberto pela Associação Áustria/Brasil, dirigida pela jornalista Verônica Schell. “Foram no atelier ver in loco meus trabalhos, eles gostam de conhecer o artista”, comenta. As esculturas feitas em alumínio fundido caíram rapidamente no gosto europeu. A temática trabalhada por Ojuara também ajuda: a fauna e a flora nordestinas, ganhando formatos de cajus, mangas, bananas, peixes, caranguejos, camarões, etc. Atualmente ele tem um cavalo-marinho de 2 metros adornando o parque de uma cidade austríaca. 

A temporada de Ojuara na Áustria é realizada de quatro em quatro meses. Lá ele estabeleceu uma parceria com o escultor Reinhard Schell, produzindo juntos na mesma oficina (com uma fundição), e traçando a rota de exposições pela Europa.

Tudo agora é arte

Ojuara afirma que sua temática  é naturalmente bem recebida na Europa. “Eu sempre fui um artista preocupado com a natureza, tenho sangue de índio. Sofro em ver a natureza sendo degradada, então minhas obras são um comentário sobre isso”, explica. Outra coisa que ele contesta, é a própria definição do que é arte. Em 2004 Ojuara criou a performance “Toda merda agora é arte”, uma crítica aos “devaneios” discutíveis de alguns artistas e às panelinhas da área que elegem suas prioridades – nem sempre por critérios artísticos. 

O slogan ácido foi transformado num cartão postal que correu o mundo, e logo o próprio Ojuara incorporou sua crítica, vestindo fralda e uma tampa de vaso sanitário. A performance “Now every shit is art” foi exibida cinco vezes na Bienal de Veneza, e neste ano também em Berlim. “Na verdade até hoje não chegaram a um conceito fechado de arte, mas eu fiz pra discutir mesmo”, diz. 

A jornalista Virgínia Coeli está editando um documentário sobre Fábio do Ojuara na Europa, que irá ao ar ainda em outubro deste ano, através da TV Câmara.  


UNIÃO

A bancada federal e empresários do Estado se reuniram no Sebrae para discutir propostas que possam favorecer o RN na escolha da Latam em relação ao hub


RN quer preço diferenciado no QAV


Lideranças políticas e empresariais do estado potiguar decidiram pressionar a Petrobras para garantir um preço diferenciado no valor do querosene de aviação (QAV) produzido e comercializado no Rio Grande do Norte. A ideia é articular uma reunião com diretores e o presidente da estatal, Aldemir Bendine, para obter essa garantia.

A redução no preço do produto “seria um diferencial” para a escolha do aeroporto governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, como sede do hub da Latam. A redução e os argumentos a favor da media já foram tratados com a estatal por pelo menos dois interlocutores: o ministro do Turismo, Henrique Eduardo, e o governador Robinson Faria.


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DESABAFO DE UMA CIDADÃ


É impressionante a falta de respeito das pessoas para com o próximo! Já perdi as contas das vezes que fico impossibilitada de sair da garagem da minha casa por causa de cidadãos que não obedecem as leis de trânsito e estacionam em garagens!

Por onde anda a viatura policial numa hora dessas?

Será que temos?

Pra que pagamos tantos impostos?

São 10h e ainda não consegui sair de casa pra o trabalho.



DEPUTADO SACO PRETO


Um panelaço contra deputado Rogério Marinho em Natal


Em Natal, circula uma conversa de que os torcedores do ABC estão programando um panelaço para acontecer em frente a residência do deputado federal Rogério Marinho por causa da ameaça do clube cair para a terceira divisão do campeonato brasileiro.



BOA MÍDIA


Revista do Banco do Nordeste destaca Comércio e Turismo de Ceará-Mirim


Conhecida pelo apogeu da cultura canavieira no século passado, a cidade de Ceará-Mirim localizada a 30 quilômetros da capital potiguar, que acaba de completar 157 anos de emancipação, ganhou as páginas da Revista Conterrâneos, do Banco do Nordeste. A edição apresenta o município em quatro páginas, fazendo um resgate de parte da história econômica da “Terra dos Verdes Canaviais”, que após o fim do ciclo de produção de cana-de-açúcar precisou se redescobrir investindo em novas atividades que impulsionem a economia Vale. Agora a aposta tem sido o comércio e o turismo, aponta a Revista.

A história presente nas ruínas de engenhos, antigos casarões, e na memória dos mais de 70 mil cearamirinenses, contextualizam a matéria produzida pelo Jornalista Keyson Cunha. Ele faz um passeio textual nas belezas naturais das praias de Jacumã e Porto Mirim, nos prédios históricos, do Mercado do Café, mais antigo e importante centro comercial da cidade, que preserva a culinária tipicamente nordestina em pratos como guisado, picado e o tradicional caldo de cana, no Solar dos Antunes Pereira, atualmente sede da Prefeitura Municipal, no artesanato que compõe peças feitas com palha de carnaubeira, entre vários produtos confeccionados usando matérias-primas como o barro, gesso, pano, crochê, pintura e bordados entre outros que retratam a cultura local.



INSTITUCIONAL

Exibindo logomarcas.jpg

CONVITE

A Secretaria Municipal de Defesa Social, o Comutran e a CPRE, convidam proprietários e usuários de 50Quentinhas, mototaxistas em geral e taxistas a participarem de uma palestra sobre as novas regras da regulamentação das 50Quentinhas, o uso de equipamentos necessários para mototaxistas e a sinalização do trânsito que está sendo implantada na cidade, a realizar-se na próxima quinta-feira (20) de agosto, às 14h, na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela.



CLASSE POLÍTICA SE UNEM PELO HUB

Exibindo Encontro Hub LaTAM 02.JPG

Classe política discute Hub da LATAM no RN


A instalação do centro de conexões de voos (hub) da LATAM no Rio Grande do Norte foi mais uma vez tema de encontro na capital. Na manhã da segunda-feira (17), a classe política, representantes da sociedade civil e empresários estiveram reunidos em encontro promovido pelo ex-senador Fernando Bezerra no salão de eventos do Sebrae-RN.

No evento, foi solicitado pelo governador Robinson Faria audiência junto à Petrobras com as lideranças políticas do estado para tratar da redução do querosene de aviação cobrado em solo potiguar. O encontro ainda sem data definida levará o pleito do estado que também é produtor do combustível que abastece as aeronaves.

Para o coordenador da bancada federal, deputado Felipe Maia, presente ao encontro, a união da classe política em torno do projeto é de fundamental importância para captação deste equipamento para o estado. “Estamos falando de um investimento de cerca de R$ 4 bilhões e aproximadamente 12 mil empregos gerados. Talvez nos próximos 50 anos, não tenhamos um empreendimento de tamanho porte que irá nos beneficiar tanto como este, ou seja, a luta tem que ser todos”, enfatizou o parlamentar.

Na reunião também estiveram presentes o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, os senadores José Agripino e Garibaldi Alves, os deputados federais Walter Alves, Rafael Motta, Rogério Marinho e Zenaide Maia, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, deputado estadual Hermano Morais, o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Cláudio Santos, o Arcebispo Dom Jaime, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, os prefeitos de Natal e São Gonçalo do Amarante, Carlos Eduardo e Jaime Calado, respectivamente e secretários de estado.



EXTENSÃO DO VLT

Exibindo Prefeito VLT_14Ago15_Cicero Oliveira 09.jpg

UFRN, CBTU e Prefeitura planejam VLT para ligar o bairro das Quintas à UFRN


O projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) interligando o Hospital Gizelda Trigueiro, no bairro das Quintas, ao campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Lagoa Nova, foi discutido na manhã da última sexta-feira, 14, pela direção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), administração universitária da UFRN e a Prefeitura da capital do Rio Grande do Norte.

Os gestores discutiram detalhes do projeto “Linha Marron/Linha Sul” na sede do poder municipal. Entre eles, as soluções estruturais e fontes de financiamento. O projeto vai melhorar a mobilidade nessas áreas da cidade a partir do transporte ferroviário moderno (VLT).

A intenção do diretor da CBTU, João Maria Cavalcanti, da reitora Ângela Maria Paiva Cruz e do Prefeito Carlos Eduardo, é assinar o termo de cooperação técnica até o final de agosto, visando agilizar os estudos de viabilidade da "Linha Marrom/Linha Sul". Enquanto isso, a universidade apresenta um documento à bancada federal do Rio Grande do Norte, para captar recursos federais que assegurem a implantação do VLT Quintas/UFRN.

Impacto

A  reitora Ângela Maria Paiva Cruz expôs aos dois gestores o impacto do VLT na mobilidade urbana, principalmente para a comunidade da  UFRN. "Estamos iniciando esse diálogo de fundamental importância. Juntos, podemos planejar um futuro melhor para a nossa cidade", comentou a reitora da UFRN.

Diariamente, cerca de 40 mil pessoas circulam no campus central da UFRN.  No momento, a instituição constrói uma unidade do Instituto de Medicina Tropical (IMT) vizinha ao Hospital Gizelda Trigueiro, com quatro pisos. Próximo ao hospital também funciona o laboratório Central (LACEN) e segundo cálculos da UFRN, o fluxo de pessoas no entorno do Gizelda Trigueiro chega a 80 mil pessoas/ano. A perspectiva é de aumento, após o IMT entrar em funcionamento.



HUB DA TAM

Senador José Agripino diz que franqueza de Robinson e Henrique ‘quebrou o gelo’ e RN pode seguir unido na disputa pelo hub


O senador José Agripino Maia considerou bastante proveitosa a reunião de hoje no Sebrae e por um motivo: “Foi muito franca”.

Para Agripino, foram importantes tanto a franqueza do governador Robinson Faria quanto do ministro Henrique Alves, mas agora, o momento é de zerar o jogo e se unir.

“Acho que essa reunião quebrou o gelo”, disse Agripino, que em seu discurso rápido, disse que é importante que o Rio Grande do Norte vá à Petrobras “com argumentos que nos façam credores à Petrobras. E que eles tenham resposta”, disse o senador, reafirmando que eles tem que chegar à presidência da instituição com “argumentos consistentes”.



ABC FC

Silas

Silas Pereira chega na madrugada e amanhã assume o ABC


Silas antes do Ceará, começou como auxiliar-técnico no Paraná, Atlético Mineiro e Fortaleza, onde assumiu na saída de Zetti e a partir dai, como técnico passou pelo Avaí, Grêmio, Flamengo, Al-Arabi e Al-Gharafa do Qatar, Náutico, América Mineiro e Portuguesa.

Na passagem pelo Ceará foi campeão do Nordeste e vice-campeão do Estadual, mas no Brasileiro perdeu sete jogos consecutivos e foi demitido com o time na lanterna da competição.

Foi campeão catarinense pelo Avaí em 2009, Gaúcho pelo Grêmio em 2010. No Qatar conquistou a Copa Sheik Jassem em 2011 com o Al-Arabi e no ano seguinte ganhou a Copa Emir com o Al-Gharafa, e este ano a Copa do Nordeste com o Ceará.

Silas chega na madrugada desta terça-feira com  missão de fazer com que o ABC some 30 pontos nos 57 que disputa no segundo turno. Estreia sábado contra o Oeste.



RN EM DESTAQUE NA JUSTIÇA

Marcelo Navarro Dantas é natural de Natal


Potiguar Marcelo Navarro é nomeado Ministro do STJ



O desembargador federal Marcelo Navarro Ribeiro Dantas acaba de ser nomeado pela Presidente Dilma Rousseff para ser Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Marcelo integrava uma lista tríplice juntamente com os magistrados Joel Ilan Paciornik e Fernando Quadros da Silva, ambos do TRF da 4ª Região.

Navarro é integrante do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e deverá ocupar a vaga do ministro Ari Pargendler, que se aposenta.

Marcelo é o quarto magistrado do Rio Grande do Norte a integrar o corpo de ministros do STJ desde a promulgação da constituição de 1988. Em setembro do ano passado tomou posse o desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria na vaga aberta com a aposentadoria da ministra Eliana Calmon. Apesar de o constar no site do STJ como pernambucano, Gurgel construiu a carreira jurídica no RN.

O primeiro foi o pau-ferrense José Fernandes Dantas (já falecido) que ocupou o cargo entre 1988 até 1998. O segundo foi o ministro, hoje aposentado, José Augusto Delgado, natural de  São José de Campestre, que tomou posse em 15 de dezembro de 1995 e lá ficou até 2008.

Graduado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcelo Navarro Dantas é natural de Natal. Foi procurador da República antes de chegar a desembargador do TRF5, em dezembro de 2003. Atuou mais de 12 anos como procurador do Rio Grande do Norte. Navarro tem mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ainda é professor dos cursos de graduação e pós-graduação na UFRN e na Uni-RN.



domingo, 16 de agosto de 2015

VIAGEM POLÍTICA

Dilma acertou com Lula vinda ao Rio Grande do Norte

A presidente Dilma Rousseff e seu tutor, o ex-presidente Lula, acertaram a série de viagens aos estados para diminuir o desgaste do governo. O roteiro começará por cidades do Nordeste, sendo o Rio Grande do Norte incluído na agenda da petista.



ABC FC

dsc_4831

Técnico do ABC entrega o cargo após 12 jogos sem vencer no Frasqueirão


O técnico Toninho Cecílio não resistiu a mais uma derrota sofrida pelo ABC na Série B do Campeonato Brasileiro. Logo após a derrota sofrida pelo alvinegro diante do Boa Esporte, por 1 a 0, na tarde deste sábado, o treinador conversou com o elenco e com a diretoria abecedista e pediu demissão do posto que ocupava há menos de dois meses.

Em sua breve passagem pelo elefante potiguar, Toninho teve um aproveitamento de apenas 5% dos pontos disputados. Em seis jogos disputados, o ABC sob comando de Cecílio somou cinco derrotas e um empate.

Com a saída de Toninho, o ABC terá que buscar um novo treinador no mercado. Nos bastidores, os nomes de Silas, ex-Ceará, e Leandro Campos, que comandou o clube no inédito título da Série C, em 2010, surgem como os favoritos para assumir a responsabilidade de livrar o alvinegro do rebaixamento no ano do seu centenário.

Até aqui, o ABC já teve quatro treinadores na atual temporada. Roberto Fonseca, Josué Teixeira, Gilmar Dal Pozzo e, por último, Toninho Cecílio passaram pelos vestiários do Estádio Frasqueirão em 2015.

O ABC ocupa a décima oitava colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 17 pontos conquistados.



NOTAS DO ESTADO

MAJORITÁRIA
O ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues desembarcou em aeronave da Força Aérea Brasileira ainda na noite da quinta-feira, em Parnamirim. Na sexta-feira o ministro teve uma longa reunião no DNIT e ontem dedicou o dia para articulação política, onde participou do encontro do PR Mulher.
FAMÍLIA
Durante o discurso que fez no evento do PR Mulher, a deputada federal Zenaide Maia fez questão de cumprimentar a presidente estadual do PR Mulher, Shirley Targino, como a nova “membro da família Maia”. Ainda na seara familiar, Zenaide se apresentou como a “namorada de Jaime Calado há 40 anos”.
ORELHA
A presidente nacional do PR Mulher deu um verdadeiro puxão de orelha nos deputados federais do Rio Grande do Norte. Durante o evento do PR, ela lamentou que os parlamentares federais potiguares não tenham sido favoráveis a cota de 10% de mandatos para as mulheres.
ERIDAN
O vereador de Natal Adão Eridan está revendo o projeto político e não descarta enveredar por uma disputa majoritária na Grande Natal.

SEM DINHEIRO

Tesouro suspende empréstimos dos Estados

Segundo o jornal O Globo, o Governo Federal suspendeu as análises de empréstimos solicitadas pelos Estados. 

O Rio Grande do Norte é um dos estados da nação que aguarda liberação de operação de crédito de R$ 850 milhões junto ao Banco do Brasil. 

No momento, pelo que diz o Ministro Joaquim Levy, é melhor Robinson esquecer, realizar cortes e montar estratégias de governabilidade. 



DEPUTADO FELIPE MAIA

Exibindo Convenção Touros 03.JPG

Democratas promove convenção em Touros

O diretório do Democratas de Touros promoveu sua convenção no sábado (15), na Câmara Municipal do município. O deputado federal Felipe Maia esteve presente no evento que contou com a presença de correligionários e representantes de outros partidos. Na oportunidade, o presidente da Câmara de Touros, Diego França, foi reconduzido à presidência do diretório municipal.

Para o deputado democrata, a legenda conta com o projeto de expansão para as próximas eleições, e para isso, tem buscado o fortalecimento em todos os municípios potiguares. “O Democratas tem bons quadros. Em Touros, por exemplo, temos o presidente da Câmara que desponta como um dos prováveis nomes na sucessão da prefeitura próximo ano. Além dele, outros amigos que deverão renovar a Câmara da cidade”, enfatizou Felipe Maia.

A cerimônia também foi prestigiada pelo ex-prefeito da cidade, Josemar França e pelos vereadores Francisco Vieira e Virgílio Câmara.