segunda-feira, 2 de março de 2015

REFORMA POLÍTICA

Deputado federal Walter Alves  Foto: João Gilberto

Deputado federal Walter Alves diz esperar que reforma política seja concretizada em dois anos


O deputado federal Walter Alves, vice-líder da bancada do PMDB, defensor do tema, acredita que o tema seja apreciado em, no máximo, dois anos. Segundo o parlamentar, o formato das eleições a cada dois anos, sendo uma municipal, em que se elegem prefeitos e vereadores, e outra geral, em que se elegem presidente, governadores, deputados e senadores, gera gastos que podem ser economizados pelo País.
“Eleição de dois em dois anos ninguém aguenta. É oneroso para o Brasil, que se mobiliza em um ano e já se prepara para uma outra eleição no ano seguinte. É desgastante para os políticos, que tem que conciliar o apoio às bases e o trabalho no mandato. E desgastante para, principalmente, o eleitor que muitas vezes enfrenta grandes logísticas para votar. A gente precisa discutir esse tema e o PMDB vai trabalhar para conseguir uma reforma em dois anos”, garantiu.

A reforma em discussão na Câmara dos Deputados atualmente prevê, dentre outros pontos, o voto facultativo, o fim da reeleição para governadores e prefeitos, além de alterar a forma de coligação partidária nas eleições proporcionais e determinar que as eleições municipais e gerais coincidam, a partir de 2018.

Um dos pontos mais polêmicos que divide os parlamentares é a forma de financiamento de campanha. O PMDB defende a manutenção do financiamento empresarial. O PT defende o fim do financiamento a partir da doação de empresas. Enquanto o DEM defende uma forma mista de captar recursos para as campanhas.

“Alguns temas já são unanimidade entre os parlamentares. Outros são mais polêmicos, mas, com certeza, serão amplamente discutidos para se chegar em um consenso nesse prazo”, concluiu.  Se aprovada até 2017, a reforma já pode trazer grandes mudanças nas eleições de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário