quarta-feira, 29 de maio de 2013

Justiça revoga intervenção em usina açucareira do RN

A usina Açucareira Vale do Ceará-Mirim está com as atividades paradas há cerca de dois anos

A Justiça revogou ontem a intervenção na Companhia Açucareira Vale do Ceará-Mirim (antiga Usina São Francisco), que estava em vigor desde 2010. A Usina moveu por décadas a economia no município de Ceará Mirim e há dois anos está desativada. O fim da intervenção não deve, porém, significar uma retomada em curto prazo. A estiagem e a paralisação prolongadas devem dificultar a produção sucroalcooleira, segundo analista do setor. Estimativa extraoficial aponta que possíveis resultados, em termos de produção, só seriam percebidos a partir de 2015.

Para o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do RN (Asplan), Renato Lima Ribeiro, mesmo que o embate se resolva, dificilmente a safra que chegou a ser de 800 mil toneladas será retomada. A usina está parada há dois anos e não há informação sobre o plantio e qual o estado das máquinas. “Não há como saber como está o campo e nem a situação da indústria, tampouco o interesse em investir no apontamento (manutenção do maquinário) para operar ainda este ano”, diz Ribeiro.

Mesmo que a conjuntura seja favorável nos três aspectos, há o limitador de tempo – o período de plantio deve acontecer até julho - e a escassez de semente para renovar os campos. “Se ainda couber recurso, acredito ser insensato pensar moagem para este ano”, conclui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário