sexta-feira, 25 de agosto de 2017

EXEMPLO DE CIDADÃO


FRANCISCO DE SALLES MEIRA E SÁ É CIDADÃO DE CEARÁ-MIRIM

Artigo de Pedro Simões Neto

Francisco de Sales MEIRA E SÁ chegou para morar em Ceará-Mirim, ainda criança acompanhando o seu pai, Olinto Meira, proprietário por herança de sua consorte do Engenho Diamante. Depois, sucessivamente Promotor e Juiz.

- Foi o impulsionador do movimento abolicionista e republicano na cidade, educador, tendo fundado o Colégio São Francisco de Salles, responsável pela formação de inúmeros jovens que se destacaram no cenário cultural nacional e estadual. Fundou também o Popular Instituto Literário e a Sociedade Libertadora de Ceará-Mirim, responsável pela alforria de dezenas de escravos.

- Destacou-se nacionalmente ao defender teses jurídicas de relevo, a exemplo da questão da soberania da União e dos estados federados e a causa de limites do Rio Grande do Norte com o vizinho estado do Ceará, que, não fosse a sua intervenção em recurso ao Supremo Tribunal Federal, o nosso estado teria perdido para os cearenses, o município de Grossos.

- No Senado, defendeu a construção de uma ferrovia que ligasse Mossoró às cidades pernambucanas, ribeirinhas ao rio São Francisco, em projeto apoiado, entusiasticamente, pelo engenheiro Sampaio Correia e o empresário Ulrich Graff.

- Escreveu dezenas de livros sobre assuntos jurídicos, educação, moral e civismo e uma publicação técnica sobre tarifas ferroviárias.
- Era casado com uma jovem de Ceará Mirim chamada Maria, filha do senhor de terras Janjão Pacheco.

- Morreu em Natal, em 1920, aos 64 anos de idade, no exercício do cargo de Juiz Federal, deixando cinco filhos – duas mulheres e três homens. 

- É cidadão ceará-mirinense, por iniciativa do então vereador Franklin Marinho Jr., que propôs a concessão de título de cidadão ceará-mirinense “in memoriam”, ao ilustre jurista, político, publicista, escritor e benemérito Francisco de Salles Meira e Sá, pleito aprovado pela Câmara Municipal de Ceará-Mirim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário