quarta-feira, 16 de agosto de 2017

AI VEM MAIS UMA MUDANÇA PARA PIOR

Resultado de imagem para distritão

ELES SEMPRE FAZEM O QUE QUEREM

Em nossa combalida e alquebrada república, vem, novamente o tema da reforma política. A discussão atinente à reforma política não é nova, há tempos mobiliza a inteligência e as ações dos atores políticos e da sociedade em geral.

O “distritão” configura-se na transformação do estado do RN em um único distrito e são eleitos os mais votados, sem levar em consideração os partidos ou coligações.

À primeira vista, por ser mais simples e eleger os mais votados, diretamente, pode parecer melhor que o modelo atual. Não é bem assim.

O “distritão” personaliza ainda mais a política, favorecendo os candidatos em detrimento dos partidos, de suas ideologias e propostas; prejudica os candidatos com menos recursos e menos visibilidade; prejudica os partidos menores e a representatividade das minorias, só são aproveitados os votos dos que vencem e os demais desperdiçados; dá visibilidade às chamadas celebridades (sem história partidária ou formação política, os outsiders); e, pior, há baixa renovação da Câmara, visto que os deputados já eleitos por serem conhecidos tendem à reeleição.

Essa reforma eleitoral – distante de uma efetiva e dialogada reforma política – neste ponto do “distritão” tende a transformar algo ruim em algo muito pior, com vistas à manutenção dos “donos do poder” e do status quo em detrimento dos partidos e da qualidade da democracia e de nossa república.


Nenhum comentário:

Postar um comentário