sexta-feira, 19 de julho de 2013

Oliveira Wanderley
USINA SÃO FRANCISCO - Está nas mãos dos desembargadores da 1ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do RN a decisão sobre o mérito do processo judicial que suspendeu a intervenção na Usina São Francisco e a devolveu ao empresário Manuel Dias Branco. A intervenção foi suspensa pela juíza da 15ª Vara do TJRN, Marta Danielle, no final de maio. Como a decisão da juíza foi em 1ª instância, o processo tramita no Tribunal de Justiça e tem como relator o desembargador Expedido Ferreira. Ainda integram a 1ª Câmara Civil os desembargadores Amílcar Maia e Dilermando Mota.

SETEMBRO – O prazo final para o desembargador Expedito Ferreira apresentar seu parecer sobre a manutenção ou não da intervenção na Usina São Francisco é setembro. Caso a 1ª Câmara Civil do TJRN acate a decisão da juíza Marta Danielle pelo fim da intervenção, o empresário Manuel Dias Branco passa a gerir em definitivo a Usina São Francisco. Caso contrário, o TJRN terá que nomear um novo interventor para a Usina.

PREJUÍZOS – A disputa judicial envolvendo a Usina começou logo depois que o ex-senador Geraldo Melo vendeu ao empresário Manuel Dias Branco, em 2009, a totalidade dos negócios da Companhia Açucareira e da Ecoenergias. Geraldo alegou que Dias Branco havia descumprido cláusulas acertadas quando do negócio envolvendo a Companhia. E aí começou a disputa judicial que culminou com a intervenção na Usina. Com a intervenção, a Usina São Francisco começou a entrar em processo de falência, causando sérios prejuízos à economia de Ceará-Mirim.

GADO – Ao invés do plantio de cana-de-açúcar para moer, empregando milhares de cearamirinenses, as terras da Usina São Francisco estão servido para alimentar gado. Existem nas terras da Usina atualmente cerca de duas mil cabeças de gado. E o mais intrigante é que ninguém sabe quem é o dono ou quem são os proprietários desse gado. Apenas uma parte do gado já teve o seu dono identificado. Trata-se de Fernando Melo.
PRESIDÊNCIA DA CÂMARA – Os bastidores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim já fervem quando o assunto é a eleição para a futura Mesa Diretora da Casa, que só vai acontecer no final de 2014. O assunto não é tratado publicamente pelos vereadores, mas já faz parte das conversas de pé-de-ouvido dos membros do legislativo cearamirinse.

DISPUTA – A disputa pela presidência da futura Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ceará-Mirim promete ser bastante acirrada e pode criar problemas sérios na base política do prefeito Antônio Peixoto(PR). É que pelo menos três vereadores governistas disputam o cargo: Renato Martins(DEM), atual presidente, que quer ser reeleito; Luciano Morais(PR) e Franklin Marinho Júnior(DEM).

CONFIANÇA DE PEIXOTO – A vantagem é de Renato Martins. Além da força da presidência do cargo, Renato conta com a total confiança do prefeito Antônio Peixoto(PR). A mesma coisa não acontece com Luciano e Franklinho, que mesmo integrando o sistema governista parecem não gozar da plena confiança de Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário