segunda-feira, 17 de junho de 2013

Oliveira Wanderlei

Oliveira Wanderlei

oliveiravander@uol.com.br

Câmara inverte pauta e critica imprensa

Alguns vereadores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim usaram a tribuna da Casa para criticar a imprensa. Um dos criticados fui eu. Esses "bravos vereadores" ficaram irritados em razão de comentários que tenho feito aqui na coluna sobre o comportamento deles e da Câmara em relação a alguns assuntos políticos e administrativos. Todos os comentários que fiz e faço são baseados em fatos, como manda o bom jornalismo. Não inventei nada. Tenho criticado a subserviência de alguns vereadores, que ao invés de defenderem a população fazem o jogo do Poder Executivo. Tenho criticado as atitudes incoerentes da Câmara. Essa é a linha dos meus comentários. Sem denegrir a imagem de nenhum vereador e sem baixar o nível dos debates. O que esses vereadores querem? Que a imprensa fique calada, silenciosa e omissa em relação aos posicionamentos deles? Será que eles não entenderam ainda que foram eleitos para defender os interesses da população e não do Executivo? Será que eles não entenderam ainda que são empregados do povo, o principal responsável pelo pagamento dos seus (bons) salários? Não adianta alguns vereadores voltarem sua ira contra a imprensa. Não é um bom caminho. Nobres vereadores honrem cada voto que receberam do eleitor cearamirinense. Sejam coerentes, defendam unicamente os interesses do povo e não pensem apenas nos interesses pessoais e familiares. Apresentem bons projetos, fiscalizem os atos do Executivo e não sejam marionetes nas mãos do prefeito e nem dos poderosos. Se vocês agirem assim, com certeza terão o reconhecimento da população, da imprensa e da sociedade organizada de Ceará-Mirim. É isso! 

Dois pesos... - A Câmara Municipal de Ceará-Mirim foi incoerente ao se posicionar sobre assuntos semelhantes. Senão, vejamos: a Câmara acatou requerimento do radialista Gilson Avelino para usar a tribuna livre da Casa. Gilson usou a Tribuna e fez contundentes críticas ao jornalista Iran Costa. O jornalista, legitimamente, apresentou igual requerimento solicitando à Câmara o mesmo espaço para se defender das acusações feitas por Gilson Avelino.

...E duas medidas - Estranhamente a Câmara rejeitou o pedido de Iran Costa e o indeferiu, cassando o direito do jornalista de democraticamente usar a tribuna para dar sua versão sobre os ataques dirigidos a ele por Gilson Avelino. Apenas o presidente da Casa, Renato Martins (DEM), e o vereador Jácio Praxedes (DEM) se posicionaram a favor do pedido do jornalista. 

Renúncia - Desafeto de Iran Costa, o vereador Renato Coutinho (PR) cogitou até a possibilidade de renunciar ao cargo de secretário da Mesa Diretora caso a Câmara aprovasse o requerimento do jornalista. Coutinho, no entanto, votou a favor do requerimento de Gilson Avelino, sabendo que o dono da rádio comunitária 106 FM iria detonar o jornalista. 

Justiça - Vítima de uma decisão antidemocrática de um grupo de vereadores, o jornalista Iran Costa ingressou na Justiça solicitando que seja garantido a ele o direito de comparecer à tribuna da Câmara para dar sua versão acerca das acusações de Gilson Avelino. Iran agiu corretamente.

Pauta - Enquanto alguns vereadores desviam suas atenções dos assuntos que interessam à coletividade e criticam a imprensa, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim perde a oportunidade de cumprir uma pauta de debates sobre os muitos e graves problemas que afetam a população cearamirinense. Com a palavra o presidente da Casa, vereador Renato Martins, que em conversas com a coluna tem demonstrado descontentamento com os últimos acontecimentos envolvendo o legislativo cearamirinense.

PDT - O grupo que está à frente do PDT de Ceará-Mirim, capitaneado pelo ex-vereador Antônio Ivo, corre o risco de perder o comando do partido. Já teve político cearamirinense conversando com membros da direção do partido para ingressar na legenda e passar a presidi-la.

Com Peixoto - O grupo de Antônio Ivo integra atualmente o sistema político do prefeito Antônio Peixoto (PR), que segue a orientação política do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR. Assim sendo, Ivo e seu grupo deverão apoiar os candidatos de Peixoto na eleição de 2014, em detrimento das candidaturas do PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário