sábado, 11 de outubro de 2014

COLUNA

Oliveira Wanderley


MOSSORÓ – As urnas foram implacáveis com os representantes de Mossoró na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Os dois deputados mossoroenses na AL, Leonardo Nogueira e Larissa Rosado, não foram reeleitos. Já a deputada federal Sandra Rosado também não renovou seu mandato. Para completar a desgraça eleitoral de Mossoró, a ex-prefeita Fafá Rosado não conseguiu êxito no seu intento de chegar à Câmara Federal.

BETINHO SEGUNDO – Quem salvou Mossoró foi Betinho Rosado Segundo, que foi eleito para a Câmara Federal com o apoio da governadora Rosalba Ciarlini. Ele vai substituir o pai, deputado federal Betinho Rosado. Ou seja: pela primeira em muitos anos Mossoró não terá nenhum representante na Assembleia Legislativa. 

PAU DOS FERROS – O prefeito Fabrício Torquato vai apoiar a candidatura de Robinson Faria ao Governo do Estado no segundo turno. Fabrício queria ter apoiado Robinson já no primeiro turno, mas decidiu acompanhar o deputado estadual Getúlio Rêgo para não atrapalhar o projeto de reeleição de Getúlio. Os dois pertencem ao DEM. Com a reeleição de Getúlio assegurada, o prefeito de Pau dos Ferros decidiu apoiar Robinson no segundo turno. 

CIÇÃO – Na última coluna antes do pleito de 5 de outubro, escrevi que o fenômeno da eleição deste ano poderia ser Cícero Vale da Silva, conhecido popularmente como “Cição Bandido”. E foi o que aconteceu. Cição obteve para deputado federal 20.313 votos. Somente em Caicó, onde mora, Cição obteve 11.320 votos. Desbancou Walter Alves, Rafael Motta e Zenaide Maia, candidatos apoiados pelas principais lideranças políticas de Caicó. Cição deverá ser candidato a vereador de Caicó na eleição de 2016. 

CEARÁ-MIRIM – O grande vitorioso com o resultado do pleito de 5 de outubro em Ceará-Mirim foi o advogado e ex-candidato a prefeito Júlio César. Os candidatos apoiados por Júlio para o Governo e para o Senado, Robinson Faria e Fátima Bezerra, conseguiram votações expressivas. 

PEQUENA MAIORIA - Apesar do apoio da família Melo, do prefeito Antônio Peixoto, de Marcílio Dantas, do ex-prefeito José Sally e de 12 dos 13 vereadores cearamirinenses, Henrique teve uma maioria sobre Robinson de apenas 1.616 votos. Os vários grupos que apoiaram Henrique esperavam que o candidato do PMDB tivesse uma maioria acima de 10 mil votos.

SENADO – A votação de Fátima Bezerra em Ceará-Mirim foi ainda mais espetacular. Ela teve uma maioria sobre Wilma de Faria de 4.656 votos. Igualmente a Henrique, Wilma tinha o apoio da família Melo, do prefeito Peixoto, de Marcílio Dantas, de José Sally e de 12 dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim. Tanto Robinson quanto Fátima tinha o apoio apenas de Júlio César e do PT. 

NÃO FUNCIONOU – Trocando em miúdos: a união da família Melo, do prefeito Peixoto, de Marcílio Dantas e de José Sally – políticos rivais na terra dos belos verdes vales – não funcionou para Henrique e nem para Wilma. 

DERROTADO – Tendo em vista ser o prefeito da cidade, contando com 12 dos 13 vereadores da Câmara Municipal e com a máquina da prefeitura, o prefeito Peixoto pode ser considerado o grande derrotado na eleição de 5 de outubro. Além de não ter ajudado muito a Henrique e Wilma, o apoio do grupo de Peixoto à reeleição do deputado estadual Ezequiel Ferreira só acrescentou menos de 1.000 votos em relação votação obtida por Ezequiel em 2010. 

ACRESCENTOU POUCO - Em 2010 Ezequiel somente com o apoio do grupo de Sally obteve mais de 4 mil votos. Agora em 2014, mesmo com o apoio de Peixoto, Ezequiel obteve 5.196 votos. Resumo: o grupo de Peixoto só conseguiu acrescentar algo em torno de mil votos à votação obtida por Ezequiel há quatro anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário