segunda-feira, 4 de agosto de 2014

COLUNA

OLIVEIRA WANDERLEY

CEARÁ-MIRIM – Depois de alimentar a possibilidade de apoiar Robinson Faria para governador, o ex-prefeito José Sally de Araújo desfez o mistério e confirmou o que muitos já sabiam: apoio integral à chapa Henrique Alves para o Governo e Wilma de Faria para o Senado. 

AFASTAMENTO – Com isso, José Sally se afasta politicamente do ex-candidato a prefeito de Ceará-Mirim, advogado Júlio César. Júlio e seu grupo político estão apoiando a chapa Robinson Faria para o Governo e Fátima Bezerra para o Senado. 

ESTREITAMENTO - Além de se afastar de Júlio, José Sally, que é filiado ao PSB, estreita os laços políticos com o PMDB, comandado na cidade pelo ex-senador Geraldo Melo, e com o PR, que tem como principal liderança em Ceará-Mirim o prefeito Antônio Peixoto. 

CANDIDATO - Já existem até comentários de que Sally poderia ser o candidato a prefeito de Ceará-Mirim em 2016 pelo consórcio político PMDB/PR/PSB, principalmente se Henrique Alves for eleito governador. Seria um nome forte.

MARCÍLIO DANTAS – O assessor parlamentar Marcílio Dantas, ex-candidato a prefeito de Ceará-Mirim, definiu sua chapa majoritária para o pleito de 2014: vai apoiar Henrique Alves para o Governo e Wilma de Faria para o Senado. Marcílio até gostaria de apoiar Robinson Faria para governador e Fátima Bezerra para senadora, mas as pressões políticas superaram a vontade do assessor do deputado estadual Gustavo Fernandes. 

JÚLIO CÉSAR – Principal liderança política de Ceará-Mirim a apoiar a candidatura de Robinson Faria para o Governo, o advogado Júlio César pode se sair muito bem na eleição de outubro. Basta que Robinson obtenha uma boa votação em Ceará-Mirim. 

VOTOS DIVIDIDOS - É que todas as demais lideranças políticas cearamirinenses estão apoiando Henrique Alves. Neste cenário, a votação obtida por Robinson será creditada ao trabalho de Júlio. Já os votos obtidos por Henrique serão divididos entre os grupos de Sally, Marcílio, Melo e prefeito Peixoto.

VOTO LIVRE – O bom da democracia é que na urna o que vale é o voto do eleitor. O voto livre e consciente. O eleitor até pode dizer que vai votar neste ou naquele candidato por um motivo ou outro. Mas na cabine indevassável ele fica livre para votar de acordo com sua consciência. Como diz a sábia frase do monsenhor Expedito (in memoriam): “Voto não se compra e consciência não se vende”.

AGNELO ALVES – A família Melo vai apoiar em Ceará-Mirim a candidatura à reeleição do deputado estadual Agnelo Alves. O detalhe é que a família Melo não conta atualmente em Ceará-Mirim com nenhum vereador. Geraldo Melo e Edinólia Melo vão ter que ir prá rua se quiserem dar uma boa votação a Agnelo. Na eleição de 2010, a família Melo deu apenas 800 votos ao deputado estadual José Dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário