quinta-feira, 5 de junho de 2014

INSTITUCIONAL

Boca da Mata

Ceará-Mirim terá parque florestal legalizado

  
A Prefeitura de Ceará-Mirim, lança nesta quinta-feira, a pedra fundamental do Parque Florestal Boca da Mata.

A solenidade acontece dentro da XII Semana Municipal de Meio Ambiente que está sendo realizada desde a última terça-feira (03), pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação Básica; Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico; Saúde; Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Agricultura e Abastecimento, cujo tema é: “Lixo – reciclar e reaproveitar para uma melhor qualidade de vida”.

Estudos científicos apontam que o Parque, Boca da Mata, tem vegetação natural de Mata Atlântica, com considerável presença de árvores de Pau-Brasil e apresenta-se como espaço de grande potencial no contato com a natureza, para prática da educação, interpretação ambiental, ecoturismo e conservação.  

No espaço será erguido um ECOPOSTO, fruto de acordo firmado entre a Prefeitura e empresas parceiras que se disponibilizam em edificar a obra, sendo a RITZ PROPERTY INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, responsável por sua construção, conforme informou o Ministério Público, que acompanha todo o processo para a legalização do espaço como parque a ser explorado para visitação e outros fins, mantendo-se preservada sua área, (flora e fauna), por meio da COPEGAM – Comissão Permanente de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e Promotoria Pública do Meio Ambiente que incentiva a viabilidade do projeto paralisado desde 2008.

Segundo o prefeito do município, Antônio Peixoto, o principal objetivo do ECOPOSTO, é proteger o ecossistema. A APA - Área de Proteção Ambiental, área de pesquisa científica.

Ele acredita que o Parque dará importante incremento ao lazer da cidade, a exemplo do Parque das Dunas em Natal, onde se praticam esportes e se realizam atividades culturais e de educação ambiental, como trilhas ecológicas que contribuem diretamente para a formação de cidadãos conscientes da necessidade de preservação ambiental.

Para o ambientalista e sanitarista, Eriberto Moreira que responde pelo Departamento de Programas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação Básica, a construção do ECOPOSTO representa um momento histórico, que deixará um legado imensurável para Ceará-Mirim. “A iniciativa demonstra indubitavelmente a preocupação da gestão municipal e parcerias pelas questões ambientais e sua vasta temática que sincroniza educação, arte, esporte, música e o conhecimento científico, a serem trabalhadas nas atividades de campo de pesquisa transdisciplinar que poderão ser desenvolvidas no parque”, frisa.

Durante o evento na quinta-feira serão expostos o acervo do Museu Itinerante da Universidade Potiguar - UNP e materiais recicláveis do IDEMA, 08h e 12h.

O Parque Florestal Boca da Mata  com área equivalente a 69 mil metros quadrados, está localizada as margens da BR 406, a 5km do centro da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário