sábado, 21 de junho de 2014

COLUNA

   Oliveira Wanderley

CONFIRMADO - O PC do B confirmou o nome do deputado estadual Fábio Dantas como companheiro de chapa do vice-governador Robinson Faria, candidato ao Governo do Estado. Não sendo candidato à reeleição, Fábio vai disponibilizar o nome da mulher para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

BOM NOME - Fábio Dantas é um bom nome para compor a chapa encabeçada por Robinson Faria. É um deputado atuante, bem articulado, conhece bem os assuntos ligados à área administrativa do Estado, tem trânsito livre em todas as correntes políticas e é detentor de um bom discurso. Uma boa escolha.

PESQUISA - Na recente pesquisa realizada pelo instituto Consult não foi pesquisado o quesito "rejeição". Muito estranho, já que o índice de rejeição é considerado pelos especialistas como algo fundamental numa disputa eleitoral.

DIFERENTES - A assessoria de Robinson Faria e da deputada federal Fátima Bezerra afirmam que os números de pesquisas em poder deles são bem diferentes do resultado da pesquisa do instituto Consult, que aponta significativa vantagem para Henrique Alves e Wilma de Faria. "Nossas pesquisas apontam uma diferença muito pequena a favor de Henrique e um empate técnico entre Wilma e Fátima", disse à coluna um assessor do PT. É a guerra das pesquisas.

PLANO DIRETOR - Na opinião de Marcílio Dantas, ex-candidato a prefeito de Ceará-Mirim, os problemas relacionados com a questão da ocupação de terras pelo MST no município cearamirinense seriam quase todos resolvidos se a prefeitura municipal implementasse um novo Plano Diretor no município. Com o novo Plano Diretor, de acordo com Marcílio, seriam definidas as áreas de ocupação do solo, ou seja, as áreas urbanas, rurais e de preservação.

MAIS PODER - O advogado e ex-vereador Júlio César entende que uma eventual vitória de Henrique Alves para governador vai fortalecer o grupo político do prefeito Antônio Peixoto, tendo em vista que o chefe do Executivo cearamirinense é ligado politicamente ao deputado federal João Maia, vice de Henrique. "Resta saber se o povo de Ceará-Mirim vai querer dar mais poder a Peixoto além do que ele já tem. Eu particularmente lutarei contra isso", diz Júlio César.

PMDB/PR - Na verdade, caso Henrique seja eleito governador, é bem provável que haja uma união entre o PMDB e o PR nas eleições de 2016 em Ceará-Mirim. O PMDB cearamirinense é comandado pelo ex-senador Geraldo Melo, que tem ligações políticas estreitas com Henrique. E o PR é presidido por João Maia, que será vice-governador, numa eventual vitória de Henrique.

OPOSIÇÃO - Tendo em vista a real possibilidade de uma união entre o PR e o PMDB em 2016 em Ceará-Mirim, caso Henrique Alves seja eleito governador, o mais sensato seria que a oposição apoiasse a candidatura de Robinson Faria ao Governo. E a oposição em Ceará-Mirim tem como principais representantes Júlio César e Marcílio Dantas, que disputaram a prefeitura municipal no pleito de 2012.

OPOSIÇÃO DIVIDIDA - Só que a oposição em Ceará-Mirim está novamente dividida, favorecendo o sistema político da situação, que tem como principal liderança o prefeito Peixoto. Júlio César apóia Robinson, enquanto que Marcílio deverá apoiar a candidatura de Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário