segunda-feira, 2 de junho de 2014

COLUNA

OLIVEIRA WANDERLEY

E SE ROSALBA FOR CANDIDATA
Já ouvi muitas pessoas fazerem a seguinte pergunta: “Saindo candidata à reeleição, a governadora Rosalba Ciarlini tira mais votos de Henrique Alves ou de Robinson Faria”? É uma pergunta difícil de ser respondida. Na verdade, caso seja candidata à reeleição, Rosalba deverá ser votada pelos eleitores que sempre foram fiéis a ela, principalmente em Mossoró e região Oeste, e pelos eleitores que aprovam sua administração. É bom não esquecer que mesmo tendo seu governo reprovado pela maioria dos norteriograndnses, segundo as pesquisas de opinião pública, Rosalba comanda uma máquina administrativa que tem núcleos em todos os municípios do Estado. O fato é que se Rosalba for candidata à reeleição, o quadro sucessório estadual passa a ter um novo cenário, com a possibilidade real da disputa pelo Governo ir para o segundo turno. E se Rosalba não for candidata? Para onde irão os votos rosalbistas? Restaria saber, neste cenário, qual seria o posicionamento de Rosalba. Segundo os bastidores políticos, Rosalba e seu grupo carregam hoje muito mais mágoa do PMDB do que de Robinson. É aguardar os acontecimentos.
SEGUNDO TURNO
O deputado estadual Getúlio Rêgo, líder do Governo na Assembleia Legislativa, acredita que a governadora Rosalba Ciarlini irá ao segundo turno caso ela concorra a reeleição. Getúlio vai mais além: “Se Rosalba for para o segundo turno com Henrique, ela será reeleita”, diz Getúlio.

HENRIQUE, NÃO
Lideranças do DEM já comunicaram ao deputado federal Henrique Alves, pré-candidato a governador, que os eleitores fiéis ao partido presidido pelo senador José Agripino Maia não querem votar no governadorável do PMDB. “Henrique sabe que muitas lideranças e eleitores fiéis ao DEM não querem votar nele, pela rivalidade que sempre existiu entre os dois partidos”, afirma um membro da cúpula do DEM.

CONVENÇÃO
A mesma liderança do DEM não tem dúvidas da aprovação do nome de Rosalba, caso ela seja candidata à reeleição, na convenção do partido. “Se o nome de Rosalba for para a convenção do DEM receberá aprovação da maioria dos convencionais para disputar a reeleição”, assinala a liderança do democratas.

 LUCIANO DEIXA LIDERANÇA
Finalmente o vereador Luciano Morais deixou a liderança do governo Antônio Peixoto na Câmara Municipal de Ceará-Mirim. Desde o ano passado que Luciano ameaçava deixar o cargo de líder governista na Câmara, mas somente agora decidiu pela renúncia à função. O novo líder de Peixoto na Câmara é o vereador tucano Clécio Júnior, que exercia a função de vice-líder.

SEMINÁRIO VERDE
O PV, presidido no Estado pelo senador Paulo Davim, vai realizar seminário preparatório às eleições deste ano. Evento irá acontecer no dia 7 de junho, a partir das 8 horas, no Hotel Paradise, em Ponta Negra. Seminário vai reunir representantes dos diretórios do partido, militantes verdes e pré-candidatos ao pleito de outubro.

DUPLA FILIAÇÃO
Um dos bons nomes do PV para disputar uma vaga na Câmara Federal, a enfermeira Ana Tânia descobriu que tem dupla filiação. Ela recebeu informação da Justiça Eleitoral que estava filiada ao PV e ao antigo PL, hoje PR. Por ter dupla filiação partidária, Ana Tânia não poderá disputar nenhum cargo eletivo no pleito deste ano.

MAIS VOTADA
O prefeito Maurício Marques afirma categoricamente: “Fátima Bezerra será a candidata ao Senado mais votada em Parnamirim”. Maurício enfatiza que os eleitores de Parnamirim irão reconhecer os relevantes serviços que Fátima tem prestado ao município.

EDUCAÇÃO
Por falar em Fátima, a deputada federal do PT anda muito feliz com a aprovação do Plano Nacional de Educação(PNE). Fátima esteve empenhadíssima na elaboração do Plano, tendo viajado o País todo participando de audiências públicas sobre PNE. “Aprovar o PNE é fazer valer o sonho e a luta de Paulo Freire, Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e tantos outros que lutaram incansavelmente por um Brasil alfabetizado, por um Brasil inclusivo e por um Brasil generoso”, enfatiza Fátima.

HENRIQUE ALVES
Um leitor da coluna envia e-mail fazendo a seguinte indagação: “Alguém tem conhecimento de algum pronunciamento de Henrique Alves, nos 11 mandatos de deputado federal, abordando questões como educação, saúde, meio ambiente, habitação, moralidade pública, ética ou outro assunto vinculado aos movimentos sociais?”. Com a palavra o presidente estadual do PMDB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário