terça-feira, 2 de agosto de 2016

CEARAMIRINENSE DE SUCESSO - NOSSA TERRA VALE MIL


ANTONIO OLIVER, UM DESIGNER DA MODA INTERNACIONAL

Antônio Francisco de Oliveira é nascido em Ceará-Mirim, no dia 13 de junho de 1952. É o quarto de nove filhos (Oziel, Ozélia, Ozenilde, Manoel, Cícero, Francisco Canindé, Maria do Socorro e Maria da Conceição, esta última falecida) de Joaquim Francisco de Oliveira (conhecido por Joaquim do Ouro) e de Maria das Dores de Oliveira.


Fez os seus primeiros estudos em Ceará-Mirim, e concluiu o primeiro grau no então Ginásio Industrial. O segundo grau ele concluiu no Rio de Janeiro.

Muito cedo viu eclodir o seu talento artístico, voltado para a moda e para a pintura. Quando isso ocorreu, passou a desenhar e confeccionar roupas para as suas irmãs.


No início de 1976, com apenas 23 anos de idade, migrou para o Rio de Janeiro, em busca de novas chances, já que o mercado da moda era pequeno e pouco aceito, no Ceará-Mirim naquela época.

No Rio de Janeiro ele fazia pinturas. Vendia cerca de 30 quadros por semana, para uma fábrica na Praça Mauá.


Começou a sua formação profissional na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, mas a sua profissionalização só veio algum tempo depois, na famosa Escola de Moda "Burgo", quando se transferiu para Milão, onde fixou residência definitiva, desde 1992.

Já um profissional em alta, em Milão, o conterrâneo adotou o nome de Antonio Oliver e criou a griffe “Confecções Antonio Oliver” dedicada a alta costura. Seu atelier tem sede em Via Giuseppe Piazzi, 1. Nesses vinte e tantos anos de atividade, ele já fez vários desfiles de moda, no Brasil, na Itália e em outros paises, e hoje o seu indiscutível talento criativo é reconhecido internacionalmente.


É uma pessoa extremamente sensível e, por esse motivo, muito ligado às causas sociais, para onde tem dedicado vários projetos seus. No início dos anos noventa criou a "Fashion Project", onde ajudou várias instituições utilizando-se apenas do seu talento para angariar fundos, através da moda, para fins benemerentes. No Brasil, através da sua obra, apoia várias instituições que lidam especialmente crianças como Colibri, o Orfanato dos Servos de Maria, LARV e Meninos de Rua.
Confirmando a sua grande sensibilidade para com as crianças, a sua mais recente coleção será dedicada a apoiar projetos de ajuda para crianças da África.

Além dessas ajudas, aludidas anteriormente, Antonio Oliver é também um membro do “Corpo Medici Volontari e Ospitalieri”, que é correspondente aos nossos “doutores da Alegria”, grupo que se ocupa de levar alegria a crianças hospitalizadas. 


Antônio Oliver trabalha com várias escolas de moda, como Istituto Marangoni, o Instituto Europeu de Design (IED) – onde é professor, o Politecnico di Milano entre outros onde também é conselheiro.

Antonio Oliver sempre procurou realçar a beleza da mulher através da construção das suas roupas, graças à sua imaginação e criatividade extraordinárias. As coleções, por ele criadas, são aquelas em “que o sonho e a realidade se reúnem para criar um estilo muito feminino e totalmente contemporânea, permitindo que a mulher moderna saída das roupas usadas rigorosa dos gestores no dia da carreira e para os da princesa durante a noite e em ocasiões especiais” (sic – sítio do homenageado). 


Tem uma cuidadosa atenção à ecologia. Por esse motivo, dedicou uma coleção inteira ao tema, com criação de roupas a partir de materiais reciclados, caracterizando este fato como um exemplo de sustentabilidade ambiental.

Enfim, o conterrâneo Antonio Oliver, que ora lhes apresentamos, é um artista contemporâneo, de fama internacional, que sempre coloca a sua criatividade e a sua arte a serviço da modernidade, mas com iniciativas socialmente úteis em todos os aspectos.

DADOS DA ACLA



2 comentários:

  1. Antonio Oliver,tudo que voce construiu,foi uma luta e muito estudo,inteligencia,humildade,corangem,paraa afrontar,esse meio muito concorrido,se voce nao fosse capaz inteligente,humilde e paciente para realizar seus sonhos,Isso è so para os inteligente,grande Antonio Oliver.Familha do nascimento lira e familha feneri,te agradecemos a honrra.

    ResponderExcluir
  2. Oliver meu kerido, você é uma pessoa maravilhosa de uma humildade incrível, um amigo sincero, leal e honesto!!!
    Você é confiança, carinho e compreensão sem fim, agradeço a você por sua amizade tão especial, e por me fazer sentir, que sou alguém com quem você se importa. Pessoa como você tem em si a essência da amizade, para perfumar o mundo com amor verdadeiro.Você é como um anjo, com dedos de condão, para tocar com magia o semblante dos que amam, uma dádiva de Deus, para abençoar os caminhos daqueles que cruzarem os seus.Ti Vogliamo Bene!!!!
    Cristhine Mendes&Família.

    ResponderExcluir