sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

BOCA DA MATA

Exibindo WP_20141205_007.jpg

Prefeitura de Ceará-Mirim discute com IDEMA criação do Boca da Mata

A Implantação do Parque Municipal Natural Boca da Mata, reserva de mata atlântica localizada no município de Ceará-Mirim, foi retomada pelo Poder Executivo.

No último dia (05), o prefeito Antônio Peixoto, recebeu em seu gabinete, a bióloga Natália Rodrigues do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação – NUC, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, que fez uma explanação sobre o procedimento que se faz necessário para a instalação do mesmo, observando aspectos técnicos e legais da Unidade de Conservação.

Para o prefeito Peixoto, a reunião cumpriu o papel. “A apresentação do IDEMA foi muito proveitosa, pois nos orientou no que diz respeito ao roteiro que devemos seguir no tocante ao projeto Boca da Mata, sabemos da sua relevância, o que nos motiva a trabalhar para sua realização”, frisa.

De acordo com a proposta, se pretende construir no local, um Ecoposto que funcionará como sede para receber ideias e estudos vivenciais envolvendo toda a rede de ensino do município. A planta consta de um moderno auditório, com equipamento de projeção de vídeo e som, copa e cozinha, sala de interpretação ambiental e outras dependências.

O ambientalista Eriberto Moreira, atual coordenador do Departamento de Programas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação Básica, diz que o encontro foi de extrema importância, por se tratar de um processo natural para a implementação da Unidade de Conservação do município. “Temos uma reserva incrível com resquício de Mata Atlântica e a presença do Pau-Brasil, como defensor da causa, fico muito satisfeito pelo interesse do prefeito Peixoto, que demonstra indubitavelmente a preocupação da gestão municipal e parcerias pelas questões ambientais, por entender que o investimento deixará um legado imensurável para Ceará-Mirim”, ressalta.

Eriberto ainda destaca que, a transversalidade da temática do parque é tão relevante que a educação, o ecoturismo, a arte, o esporte, a música e o conhecimento científico, serão todos pensados e trabalhados juntos nas atividades realizadas na área de preservação ambiental e de campo de pesquisa transdisciplinar.

Também participaram da reunião, representantes das Secretarias Municipais de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico; Educação Básica; Infraestrutura e Assessoria Jurídica.




Um comentário: