domingo, 11 de maio de 2014

NÃO AO VOTO OBRIGATÓRIO ! ! !

REJEIÇÃO AO VOTO OBRIGATÓRIO CHEGA A 61%, SEGUNDO, PESQUISA


A rejeição ao voto obrigatório no Brasil chegou pela primeira vez a 61%, de acordo com pesquisa Datafolha que ouviu 2.844 pessoas em 7 e 8 de maio. A regra está prevista no artigo 14 da Constituição Federal e torna facultativo o voto apenas para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e os que têm 16 ou 17 anos. As informações foram publicadas no jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o levantamento, se tivessem opção, 57% dos eleitores não votariam no próximo dia 5 de outubro, outro recorde. A pergunta sobre comparecimento é feita desde 1989. Nas pesquisas anteriores, o total dos que não votariam se não houvesse obrigatoriedade nunca superou 50%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

No grupo dos que têm entre 16 e 24 anos, a rejeição é de 58%, um índice alto em relação aos padrões anteriores. No eleitorado de 45 a 59 anos, a opinião desfavorável à obrigatoriedade chega a 68%. Em relação à renda e à escolaridade, quanto mais rico e escolarizado, maior a rejeição. Entre os que têm renda familiar mensal acima de dez salários mínimos, 68% são contra. Entre os que têm ensino superior, 71% rejeitam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário