quinta-feira, 22 de junho de 2017

REDE GIGA METRÓPOLE

Resultado de imagem para rede giga metrópole

UFRN DISCUTE INTERIORIZAÇÃO DA REDE GIGA METRÓPOLE EM REUNIÃO

A interiorização da infraestrutura de telecomunicações no Rio Grande do Norte foi discutida em reunião entre representantes da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), da UFRN e do Governo do RN. Nesse projeto são fornecidos 100 Gb/s exclusivos para o RN por meio do acordo entre a RNP e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para interligação de universidades e centros de pesquisa em alta velocidade. A ideia inicial é atender a duas estações – Natal e Mossoró – e estender para outras sete cidades não previstas, por meio da parceria com o Poder Executivo estadual para a expansão do backbone Infovia Potiguar.

O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, apresentou o acordo para integração e uso mútuo da infraestrutura, que será desenvolvida em três fases ao longo de 18 meses, entre 2017 e 2018, e poderá beneficiar outras instituições, tais como escolas de Ensino Médio, Fundamental e Técnico, hospitais, postos de saúde, delegacias, postos de segurança comunitária, sistema de vigilância, centros culturais, bibliotecas públicas, praças e redes públicas Wi-fi. 

Pela manhã, durante a entrega oficial da Rede Giga Metrópole, Simões adiantou que a Rede Nacional de Pesquisa já trabalha intensamente na perspectiva de interiorizar a interligação plena das instituições de pesquisa no estado. A ação convergiu para as palavras da reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, que defendeu a necessidade da expansão.

“Temos uma janela de oportunidade que precisa ser aproveitada nessa confluência de interesses que caminha para o desenvolvimento acelerado da ciência, tecnologia, educação, segurança, saúde, entre outras áreas. A infovia é condição necessária em nosso estado”, afirmou a reitora.

A disposição em participar da parceria foi sinalizada pela secretária-chefe do Gabinete Civil do RN, Tatiana Mendes Cunha, pela secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa, e confirmada pelo secretário de planejamento e finanças do estado, Gustavo Nogueira, o qual solicitou celeridade na assinatura do acordo. “O retorno será infinitamente superior ao que iremos investir neste projeto”, ressaltou. Depois de firmado o acordo de cooperação, um grupo de trabalho irá detalhar o plano de ação a partir dos interesses e necessidades do governo estadual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário