quinta-feira, 8 de junho de 2017

A COBRA FUMOU ONTEM, E VAI FUMAR HOJE

Resultado de imagem para Durante o julgamento ontem da chapa Dilma/Temer

EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Durante o julgamento ontem da chapa Dilma/Temer, o ministro Gilmar Mendes chamou atenção para a singularidade da situação julgada pela Corte eleitoral e para pedir "cautela". O ministro afirmou que nos anos de chumbo o TSE cassava menos que hoje.

Ato contínuo, ministro Herman redarguiu que "a ditadura cassava e caça quem defendia a democracia. Hoje, o TSE cassa quem ataca a democracia".

E ele não disse, mas seria o caso de dizer que a ditadura não perdia tempo com cassação: matar era mais rápido e mais eficaz. Rubens Paiva que o diga.

Hoje

Hoje mais preliminares serão analisadas. Depois, se for o caso, o relator inicia o voto sobre o mérito do julgamento.

Prognósticos

O resultado do julgamento do TSE, segundo prognósticos de quem transita pelos corredores do poder, será de 5 a 2, no caso de absolvição, e 4 a 3, no caso de cassação.

Vejamos o porquê, conferindo a ordem de votação e as expectativas de voto que se auscultam.

1º Herman (relator): cassa a chapa
2º Napoleão: absolve
3º Admar: absolve
4º Tarcísio: ?????
5º Fux: ?????
6º Rosa: cassa a chapa
7º Gilmar: absolve


Pelo andar da votação, o 4º ministro, Tarcísio Vieira de Carvalho, é quem vai definir o julgamento e o placar. Se ele votar pela cassação, o 5º ministro deverá selar o destino pela cassação (4 a 3). Mas se o 4º ministro votar pela absolvição, e já se conhecendo o voto do 7º, o 5º deve enfileirar-se na maioria (5 a 2). Quem viver, verá.

Lembrando que isso aqui é mera especulação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário