terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ARTIGO DO PROFESSOR THYAGO ANDRADE

A imagem pode conter: 1 pessoa

PROFESSOR THYAGO ANDRADE

LUTO

Não corro mais no parque nem como mais na lanchonete. Temo até mesmo visitar meus pais. A cidade de Ceará-Mirim não é mais nossa, pois não conseguimos mais ocupá-la. Além disso, o Rio Grande do Norte é nosso?

Nunca fui contra a punição como medida de combate a violência. Esta é uma medida necessária, mas insuficiente. O crescimento da criminalidade ocorre em uma taxa maior que o das sanções possíveis ao Estado. Vivemos um "estado de anomia" e será assim até que se invista em medidas que ataquem os fatores que fomentam e catalisam o crime. É urgente promover a justiça social, por meio da melhor distribuição do acesso aos recursos materiais, à cultura e à política.

Alguém sabe qual é o IDEB de Ceará-Mirim ou o do RN? Sua renda per capta? Ou o que realmente tem feito os políticos profissionais sobre isso? E nós, o que temos feito?

Parafraseando Samuel Pinheiro Guimarães: existem dois Brazis, o que dorme na calçada e o que se sente trancado em casa com medo do que está na rua.

Nesta guerra sistêmica, não se ataca a origem do problema da violência porque esta é a mesma origem da diferença de classes, que sustenta os ricos na sua posição de domínio sobre os pobres.

Assim, o meu luto, que também é verbo, é por todas as famílias que perdem seus entes nesta guerra intestina e fratricida na qual só os menos abastados morrem. Meus sinceros sentimentos.

Professor Thyago Andrade



Nenhum comentário:

Postar um comentário