Como as redes sociais estão afetando o compromisso social do jornalismo
Os jovens não estão mais lendo jornais e revistas, foram todos para a internet. Certo? Errado.
Essa máxima é tão antiga, que hoje até os consumidores mais grisalhos estão se informando pelas redes sociais. Não é só um privilégio dos jovens. Google e Facebook respondem, respectivamente, por 38% e 43% dos acessos aos 400 maiores sites de notícias do mundo.
Somente o Facebook gera seis bilhões de visualizações diárias e um bilhão de visitantes únicos por mês para esses sites. Chama a atenção o ritmo de crescimento da rede para o acesso a notícias em curto espaço de tempo: em janeiro de 2014, a empresa respondia por somente 20% dele.
Uma pesquisa feita pelo Reuters Institute for the Study of Journalism, a Digital News Report, revelou que nada menos que 41% dos usuários de internet usam as redes sociais para acessar notícias, um aumento de seis pontos percentuais em relação ao ano anterior. Detalhe, esse dado é de 2015. Hoje, o número certamente é maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário