EMPREGO E RENDA
Imposto menor atrai call centers
Municípios potiguares têm concedido incentivos para atrair empresas de
telemarketing e gerar novas oportunidades de emprego e renda. Pelo menos
duas Prefeituras decidiram reduzir os impostos cobrados às empresas do
ramo este ano: Mossoró e São Gonçalo do Amarante. Nos dois casos, o
Imposto sobre Serviços (ISS), que incide sobre a prestação de serviços
nos municípios, foi reduzido de 5% para 2%, alíquota mínima. A
estratégia tem surtido efeito.
A mineira AeC inaugurou o
primeiro contact center do RN em Mossoró em outubro deste ano e abriu de
uma só vez 1,3 mil vagas para operadores de telemarketing. A companhia
investiu R$ 20 milhões e pretende ampliar o número de empregos, chegando
a 3 mil, até o final do primeiro semestre de 2014. Contact center é um
termo criado para diferenciar as centrais de relacionamento que possuem
formas de contato multimídia - isto é, através do telefone mas também
por e-mail, chat, SMS e redes sociais - dos tradicionais call centers,
centrais que fazem contato apenas telefônico.
A chegada da
empresa, observa Francisco Segundo de Paula, subsecretário do Trabalho,
Turismo, Indústria e Comércio de Mossoró, ajudou a reaquecer a economia
local, que havia desacelerado depois que terceirizados da Petrobras
começaram a ser demitidos em função da retração da produção petrolífera.
“A gente teve que buscar uma alternativa. Descobrimos que a AeC
queria abrir uma filial no Nordeste e fomos até o presidente. Nos
comprometemos a reduzir o ISS e a doar o terreno. Eles queriam se
instalar onde houvesse aeroporto, mas nós oferecemos outros incentivos.
Eles se instalaram em 60 dias. Isso foi uma revolução dentro de Mossoró,
em termos de empregos”, afirma Segundo.
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