quarta-feira, 20 de setembro de 2017

UMA BOA LEITURA

Resultado de imagem para O SENHOR DAS MOSCAS

O Senhor das Moscas
(William Golding)

O livro foi publicado em 1954, e embora à época em que fora publicado não tenha tido tanta popularidade, é considerado hoje um clássico da literatura pós guerra.

O livro a história de um grupo de crianças inglesas de um colégio interno que devido a guerra são enviadas em retorno às suas casas, que após um acidente com o avião em que as transportavam ficam presos em uma ilha deserta. Durante o período em que ficam na ilha, às crianças aos poucos vão demonstrando sua natureza declinada para o mal. Assim como cada criança demonstra um caráter diferenciado. Ralph passa a ser o líder escolhido pela maioria tomando decisões sempre em favor do grupo, em contrapartida Jack, desde o início se demonstra cruel e com intenções de controlar a todos da ilha, com o passar dos dias as crianças vão rompendo com o líder e se aliando ao Jack que só pensa em caçar tornando o seu grupo em meninos caçadores que fazem o que o Jack determina porque se sentem ameaçados, sendo melhor ter aliança com ele do que estar contra ele. 

Outro ponto relevante é que as crianças passam a temer a um “bicho” que na verdade não existe, mas passa a controlar o medo das crianças que acaba fortalecendo mais ainda o Jack, já que o mesmo alimenta os demais sobre a veracidade da existência do “Bicho”, quando o próprio Ralph não 
acredita no mesmo. 

Em síntese a obra foi feita no período pós guerra e demonstra a natureza má que pode ser encontrada em cada indivíduo, onde o autor ao escrever o livro, que deu origem ao filme, faz uma reflexão sobre a impossibilidade de vivermos só, assim como demonstra a dificuldade que encontramos em conviver em grupo, bem evidenciado quando os garotos decidem deixar que o Jack tomem conta do paraíso perdido (ilha). 

Na verdade, o filme é uma critica à maneira como fora formada a sociedade assim como a maneira pelo qual as pessoas podem ser manipuladas para estarem participando de um determinado grupo e serem aceitas por esse grupo. Jack impõe medo e ao mesmo tempo diverte os demais com a política de pão e circo e consegue derrotar o espírito democrático colocando a manutenção de sua liderança como prioridade.

UMA BOA LEITURA PARA FAZERMOS UMA ANALOGIA DE COMO É FEITA A POLÍTICA DE BASTIDORES DE NOSSA CIDADE.

QUEM SERÁ O RALPH ???
QUEM SERÁ O JACK ???


Nenhum comentário:

Postar um comentário