terça-feira, 22 de março de 2016

NATUREZA


A Importância da Educação Ambiental no Parque Natural Municipal Boca da Mata, Ceará-Mirim-RN

O coordenador Geral de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Eriberto Moreira de Oliveira apresentou, no dia 24 de setembro de 2014, no III Congresso Internacional de Educação Ambiental no Rio Grande do Sul, o trabalho científico intitulado: A importância da Educação Ambiental para o Parque Natural Municipal Boca da Mata de Ceará-Mirim-RN, o qual foi escolhido como o primeiro a ser apresentado na forma oral, iniciando as atividades do evento. Trata-se de uma proposta pedagógica de estudos vivenciais a ser realizados por toda rede básica de ensino de Ceará-Mirim- RN.

O parque está em fase de implementação, cuja proposta pedagógica fortalece sua efetivação, concretizando- se com a construção de um Ecoposto, na área de preservação de 69 hectares, com presença de Mata Atlântica. O estudo iniciou-se por meio de trilhas planejadas com alunos da rede básica municipal, apresentação teatral, exposição de tela do artista plástico, Ivo Maia, que, há 20 anos, pinta o ecossistema do Parque Boca da Mata, cujo trabalho envolve uma interação constante com a área natural, em que para pintar tem aprendido com a natureza e expressado seus ensinamentos através de suas telas.

A expressão sensorial dos alunos através do olhar, do movimento corporal, das indagações dialéticas feitas no convívio com a natureza e sua relação com o ambiente urbano contribui para que possamos perceber o vínculo afetivo com a natureza proporcionando sentimentos, percepções que favorecem o discernimento da relação do ser humano com o meio natural, bem como a importância de uma proposta de trabalhar com a natureza, aprender com ela. O nosso maior professor é a natureza.

A vivência e o exercício da participação é que determinarão uma percepção abrangente das questões ambientais por parte dos alunos. Estas ações atendem as diretrizes preconizadas pelas Políticas Nacionais de Educação Ambiental do Ministério da Educação e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, e toda sua equipe pedagógica. Além da apresentação de trabalho, o professor Eriberto, participou também de várias oficinas sobre Educação Ambiental em área de preservação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário