Tipologia eleitoral
Que tipos são os mais comuns em uma campanha?
1. O Continuísta - Candidato à reeleição, máquina a serviço da candidatura, cabos eleitorais multiplicados, esse tipo tem grandes vantagens sobre outros. Particularmente se construiu forte identidade junto à comunidade.
Pontos fortes: ações e obras a mostrar. Pontos fracos: mesmice e eventuais denúncias de uso da máquina, etc.
2. O Oposicionista - Deve encarnar situação de mudança, troca de peças velhas na máquina administrativa. Para ter sucesso, precisa captar espírito da comunidade, fazer um corpo a corpo, deixar-se mostrar, ganhar confiança do eleitor.
Pontos fortes: alternativa à velha ordem; encarnação do espírito do novo. Se for um perfil já conhecido, impregná-lo com o verniz da renovação. Pontos fracos: pouca visibilidade; estruturas de apoio mais tênues.
3. A Terceira Via - O candidato da terceira via apresenta-se como perfil para quebrar a polarização entre situação e oposição. Para angariar apoio de todos os lados, carece organizar um discurso adequado às circunstâncias, ouvindo todos os segmentos, buscando uma linha intermediária. Precisa demonstrar que tem melhor programa do que os dois candidatos.
Pontos fortes: bom senso, alternativa à polarização acirrada entre grupos, inovação. Pontos fracos: falta de apoios das estruturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário