sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Admitida a fatalidade, há mais razão do que justiça na punição dos criminosos.
Voltaire

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ex-Tudo

Palavras do Ex-Tudo Geraldo Melo na esquina da Rua Euclides Cavalcante (em frente a minha residência) na noite de ontem (25/09): "não votem em Júlio César, não votem em Marcílio e nem votem em Dedé Luz, pois assim estarão ajudando o Prefeito Peixoto a se reeleger".
Esse ex-tudo entende das coisas.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mais dividido ainda
 
A menos de dez dias das eleições, as pesquisas disponíveis no país começam a dar sinais de que os maiores partidos nacionais, especialmente o PT e o PSDB, começam a recuperar algumas posições. No entanto, o clima geral indica que o quadro partidário sairá mais atomizado ainda no âmbito municipal do que já é. Mais partidos fora do circuito PT/PSDB/PMDB elegerão mais prefeitos. O que leva a supor que o Congresso Nacional (e as Assembleias Legislativas) a ser eleito em 2014 estará ainda mais dividido do que este. Ou seja : mais dificuldades para o presidente eleito em 2014 administrar suas relações políticas
Gláucio Tavares Costa
FALANDO SÉRIO: O EX-SENADOR GERALDO MELO, NUM DIA, TENTA FAZER UM CARNAVAL FORA DE ÉPOCA PARA PEDIR AOS OUTROS CANDIDATOS QUE DESISTAM E APOIEM SUA CANDIDATA. NO OUTRO DIA, DIVULGA UMA PESQUISA FEITA POR UM INSTITUTO DESACREDITADO EM QUE SUA CANDIDATA ESTÁ EM PRIMEIRO. SEI NÃO? ISSO É POSTURA PARA QUEM SE DIZ ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR NA PREFERENCIA DO ELEITORADO? O QUE VOCÊS ACHAM?

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

É DESESPERO . . .

TOME CHÁ . . .

PULA PULA . . .

BÊBE CHORANDO . . .

O QUE MAIS ESCUTAREMOS DE BORDÃO DE CAMPANHA DAQUI PARA O DIA 07 DE OUTUBRO.
A organização de uma cidade é de responsabilidade do prefeito.
A organização de uma cidade é de responsabilidade do prefeito.
 
Antes de saber quais são as funções do prefeito, é importante conhecer primeiro o significado do termo. Prefeito corresponde a uma pessoa que ocupa um cargo no poder Executivo em um determinado município e a prefeitura é o local onde são desenvolvidas as atividades. O prefeito é o chefe do Poder Executivo na esfera municipal.

As principais funções do prefeito:

• Governar a cidade de forma conjunta com os vereadores.

• Funções atribuídas às áreas políticas, executivas e administrativas.

• Representante do povo na busca por melhoria do município, oferecendo boa qualidade de vida aos habitantes.

• Reivindicar convênios, benefícios, auxílios para o município que representa.

• Apresentação de projetos de Leis à Câmara Municipal, sancionar, promulgar, além de publicá-las e vetá-las. Cabe ao prefeito também convocar a Câmara em casos excepcionais.

• Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar o município.

• Representante máximo do município de forma legal.

• Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios.

• Quanto às funções executivas, cabe ao prefeito planejar, comandar, coordenar, controlar entre outras atividades relacionadas com o cargo.

• Zelar pela limpeza da cidade, manter postos de saúde, escolas e creches, transporte público entre outras atribuições.

• Administrar os impostos (IPVA, IPTU, ITU) e aplicá-los da melhor forma.

Por Eduardo de Freitas

Poder Legislativo Municipal

A Câmara de Vereadores exerce a função do Poder Legislativo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Contudo, foi estabelecido um número mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município. Para se candidatar é necessário atender aos seguintes requisitos:

- Ter nacionalidade brasileira;
- Estar filiado em algum partido político;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual concorre ao cargo;
- Ter pleno exercício dos direitos políticos.

Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

De acordo com a Constituição Federal, cada município, obedecendo aos valores máximos de remuneração, deve estabelecer o valor do subsídio (salário) dos vereadores. Esses valores são definidos conforme o contingente populacional de um determinado município. Exemplo: de 50 mil a 100 mil habitantes, o salário será de até (máximo) 40% do subsídio destinado aos deputados estaduais; municípios com mais de 500 mil habitantes, 75% do salário dos deputados estaduais.

Atualmente (2010), o Brasil possui 57.748 vereadores. Entretanto, nas eleições de 2012, esse número será de 59.500, visto que a população brasileira está em constante aumento quantitativo.

Por Wagner de Cerqueira
Graduado em Geografia

domingo, 23 de setembro de 2012

E OS ARASTÕES, QUAIS FORAM OS MAIORES ???

VERMELHO
AZUL
VERDE
BRANCO
AMARELO

VC DECIDE . . . VOCÊ VOTA . . .