sábado, 8 de março de 2014

QUEM VAI RUMO AO CANECO

Quem pode ser e como ser campeão do turno


Alecrim – Precisa apenas vencer o Baraúnas em Mossoró para conquistar o 1º Turno.
 
Globo – Vencendo o Potiguar em Ceará-Mirim, torce por um empate do Alecrim e se o América vencer não tirar o saldo. O Globo tem saldo 06 e o América 01.
 
América – Vencendo o Coríntians em Natal, torce por empates ou derrotas do Alecrim e do Globo. Se América e Globo vencerem e o Alecrim não vencer, o saldo decide. O do Globo é 06 e o do América é 01.
 
Baraúnas – Precisa vencer o Alecrim em Mossoró e torcer por não vitórias de Globo e América.
 
 
 

FUTEBOL

FNF e TJD de olho na última rodada do turno


Uma fiscalização forte horário dos jogos da rodada deste domingo, a última do turno e que vai apontar o campeão foi discutido no Globo Esportivo 2ª Edição desta sexta-feira.
Na Tribuna do Norte, o presidente da FNF, José Vanildo  disse que a federação e o TJD estão atentos: “A FNF não pode permitir atraso no início das partidas que envolvam os clubes que sejam candidatos ao título. Seremos rigorosos na exigência do cumprimento do regulamento. O Tribunal de Justiça Desportiva vai estar alerta a esse tipo de problema e também vai aplicar punições altas para aqueles que desejarem tirar vantagem atrasando o início dos seus jogos. Essa prática será sempre coibida e iremos aplicar todas as sansões que estiverem ao nosso alcance”.



SERÁ

http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico/files/2014/03/Inaugura%C3%A7%C3%A3o-da-Escola-em-Rio-do-Fogo-Fot-Vivian-Galv%C3%A3o.jpg

Em fase de pré-campanha, Rosalba Ciarlini participa de inauguração de escola municipal em Rio do Fogo


A governadora Rosalba Ciarlini continua dando demonstrações de que deseja ser candidata a reeleição. Ontem ela foi a Rio do Fogo participar da inauguração de uma escola municipal.
A obra incluiu a reforma de 14 salas de aulas, a construção de sete novas, totalizando agora 21 salas, sendo todas climatizadas, e um laboratório de informática. Também foi concluída a revisão das instalações elétrica e hidráulica, o projeto de urbanismo e paisagismo, além da aquisição de novas carteiras, birôs e quadros.
A chefe do Executivo Estadual ressalta a importância de obras que priorizam a educação para a vida do povo potiguar. “Muitas obras são importantes, mas a educação é algo que marca para toda a vida, que fala sobre futuro, sobre vida digna e sobre desenvolvimento. Ao sair daqui e ver essa escola com uma estrutura desse porte, eu renovo a minha esperança em uma vida mais digna para a comunidade porque aqui está o caminho da transformação”, enfatizou Rosalba Ciarlini, que garantiu um laboratório de Ciências para a unidade.

PARAÉNS A TODAS AS MULHERES





DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Origem

Dia Internacional da MULHER.
 
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.


INSTITUCIONAL

Consumo de Água
SAAE inicia instalação de Hidrômetros neste fim de semana

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, - SAAE, município de Ceará-Mirim, inicia neste fim de semana, a instalação dos mais de 6.000 mil hidrômetros, previstos dentro do projeto de ampliação e reformulação da rede de abastecimento de água, que vem sendo executada na sede da cidade.
Para o primeiro momento, a previsão é de que sejam implantados cerca de 100, medidores de água, em residências padronizadas espalhadas pelo centro.
            O objetivo do SAAE é medir o consumo dos seus usuários, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um, de forma justa. Por outro lado, o contador de água ajudará as pessoas, a terem consciência sobre a importância da utilização racional da água e de se evitar vazamentos e desperdícios.
De acordo com o assessor especial do Gabinete, o advogado, Jeorge Ferreira, a medida da Autarquia, prevê a regularização do sistema com base na Justiça Tarifária, que será aplicada principalmente nas residências que consomem água sem nenhum critério, assim sendo quem consome mais pagará mais, do mesmo modo será nos casos onde houver menor consumo.
 
       Toda obra de ampliação e reformulação da rede, que vem sendo realizada pela Prefeitura, desde abril de 2013, tendo como executora a construtora COENCO - Construções, empreendimentos e comércio ltda, contempla uma adutora de 6km, aumento da capacitação de água com a perfuração de dois poços, construções de uma estação elevatória de água bruta, de três estações elevatórias de água tratada, de uma estação de tratamento com 16288m de adução, de um reservatório, com implantação de 1.426 ligações domiciliares, de um reservatório pulmão de 17000m, de dois reservatórios apoiados de 300m cada e a implantação de 41.760m de rede de distribuição. 

INSTITUCIONAL

Matadouro Público
Obra do novo abatedouro de Ceará-Mirim será retomada

Paralisada desde 2011, a obra do abatedouro público do município de Ceará-Mirim, deve ser retomada nos próximos dias. O reinício dos trabalhos está garantido, devido a uma nova licitação realizada nesta quinta-feira (06), que possibilitará a conclusão da obra orçada em mais de 400 mil reais. A empresa vencedora foi a Construart, que terá 90 dias para entregar o equipamento pronto.
A nova Unidade de Processamento de Carnes, que está sendo erguida no distrito Gamileira de Upanema, é uma das 10, a serem construídas pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no Rio Grande do Norte, por meio da EMATER, com a contrapartida da Prefeitura, que fará o abastecimento de energia, água e doou o terreno.

Moderna, a instalação do novo abatedouro terá capacidade para atender a demanda dos outros 15 municípios que fazem parte da Região do Mato Grande, como também dos integram a Metropolitana, por incluir currais, câmara frigorífica, lagoa de estabilização para tratamento dos resíduos produzidos no processo diário, caldeira, salgadeira, corredor de manejo e prevê uma demanda diária de 75 mil litros de água, que possibilitará o abate de 100 animais dia, sendo carne bovina, suína, ovina e caprina, dentro das normas de higiene estabelecidas, como prevenção para saúde do consumidor.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca, Francisco Navegantes, o reinício da obra, significa uma grande vitória para a gestão do prefeito Antônio Peixoto, que foi incansável na luta para conseguir a retomada dos serviços, e é ainda mais relevante para população que sofre com condições ultrapassadas e inadequadas do matadouro que está em funcionamento, especialmente para os moradores que residem nas imediações do matadouro municipal que sofrem com o mau cheiro, dentre outros problemas.

“Quando assumiu o primeiro mandato em janeiro de 2009, o prefeito começou a se empenhar no tocante a construção do novo abatedouro, ciente de que esta seria a única forma de solucionar a problemática e atender a uma antiga reivindicação da população”, destacou Navegantes.


sexta-feira, 7 de março de 2014

INSTITUCIONAL

Educação
Prefeito Peixoto visita Escolas com o SINTE/Ceará-Mirim

Está programada para está segunda (09) e terça-feira (10), a visita do prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Marcos de Abreu Peixoto, a algumas escolas da Rede Municipal de Ensino.
O gestor que desde o início da sua primeira gestão, faz questão de ir pessoalmente aos estabelecimentos de ensino, e que conhece cada uma das 45 escolas e dos 07 Centros de Educação Infantil, que pertencem ao município, desta vez, irá acompanhado dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/Ceará-Mirim.
“A nossa gestão sempre esteve preocupada e empenhada em ofertar as crianças e adolescentes do nosso município, educação de qualidade, somos conscientes, que muitos estabelecimentos ainda enfrentam problemas de infraestrutura, mais a verdade é que apesar das dificuldades, conseguimos avançar na educação”, frisou Peixoto, citando as reformas, ampliações e reconstruções que a atual administração fez em escolas da zona urbana e rural do município.
Peixoto ainda ressalta a aquisição de 19 ônibus para transporte escolar, e que o município atingiu a meta do IDEB, até 2015, como melhorias no setor.


FRASE DO DIA

“INDECISÃO é quando você sabe muito bem o que quer mas acha que devia querer outra coisa.”

 Adriana Falcão



IMPÉRIO DO VALE É SÉTIMA COLOCADA E PERMANECE DO GRUPO DE ELITE DO CARNAVAL DO RN


Balanço do Morro, a grande campeã



DENÚNCIA DO SINTE

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A POSTURA DA DIREÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DRº JULIO SENNA

Os trabalhadores em Educação repudiam a postura da direção da Escola Municipal Drº Julio Senna em usar as redes sociais para tentar desqualificar o nosso instrumento de luta, que é o sindicato, o Sinte-RN de Ceará-Mirim, quando nega os fatos reais referentes a merenda estragada em torno de 400 kg.



PUXARAM O TAPETE DO GLOBO

ABC vence o Globo FC, mas é eliminado

Em jogo polêmico, o ABC venceu o Globo, por 3x2, no seu retorno ao estádio Frasqueirão, na noite dessa quinta-feira e subiu uma posição na tabela de classificação. Agora é o quinto colocado, com oito pontos. Mesmo com a vitória, o time acabou sendo eliminado da disputa do título do primeiro turno do Estadual. Os gols foram marcados por Lúcio Flávio, duas vezes e Mersinho, contra, para o alvinegro, enquanto Ricardo Lopes, por duas oportunidades, descontou para o time de Ceará-Mirim.O próximo compromisso abecedista é domingo, contra o Santa Cruz, no Iberezão.

 

NAO TEM JEITO PROS CARAS DE PAU

INSTITUCIONAL

Municipalização do Trânsito
Secretário de Defesa Social visita outros municípios para conhecer sistema

Com o intuito de aprimorar os conhecimentos no tocante a municipalização do trânsito, o secretário de Segurança e Defesa Social do município de Ceará-Mirim, Francisco Rilton Júnior esteve em Parnamirim, no último dia 28, quando foi recebido pelo secretário de Trânsito e Transportes, João Clementino Filho.  Na ocasião Júnior que foi acompanhado, do assessor Especial do Gabinete, Jeorge Ferreira, e da equipe da Defesa Social, responsável pelo trânsito, conheceu a estrutura e o funcionamento do setor naquela cidade.
Dias antes da visita à Parnamirim, o secretário também esteve em Natal, onde firmou convênio com Prefeitura, através da Secretária de Mobilidade Urbana (SEMOB), que por sua vez, disponibilizará um engenheiro de tráfego, para realizar estudo em Ceará-Mirim, que atestará as condições que o município oferece para gerir o seu próprio trânsito.  A partir da avaliação do profissional, o DETRAN/RN encaminhará o resultado da análise, ao Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, para viabilizar a implantação de um órgão responsável pelo trânsito.
“A atual estrutura e funcionamento do sistema no município, preocupa a gestão do prefeito Antônio Peixoto, principalmente porque tem gerado muitos transtornos e aborrecimentos, nós estamos trabalhando para municipaliza-lo, a implantação do projeto, será um passo importantíssimo para Ceará-Mirim”, frisou Júnior.
A municipalização do trânsito de Ceará-Mirim facilitará muitos serviços, necessários aos proprietários de veículos, como: emplacamento, vistoria e carteira de habilitação.

O titular da pasta lembra que em janeiro deste ano, uma comissão do Conselho Estadual de Trânsito, formada pelo Coronel Freitas, comandante da CPRE, Jairo Dantas, da Junta Administrativa de Recursos e Infrações-JARI e Manoel Ferreira, diretor administrativo/financeiro do DETRAN/RN, esteve na cidade, observando e analisando as condições para a municipalização do trânsito local e documentar que a mesma oferece plenas condições para assumir a responsabilidade do setor.



quinta-feira, 6 de março de 2014

ACABOU

Depois de um Carnaval, vem a quarta-feira ingrata, onde  “tudo é cinzas!”. A partir de então tem início a Quaresma que, no passado, era tempo de reflexão, jejum e abstinência completa de carne.
Em cada Quarta-Feira de Cinzas, porém, resta no peito do verdadeiro folião a verdadeira saudade, uma lembrança do carnaval que passou.

FRASE DO DIA

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”
 
Mahatma Gandhi

TRAPALHADA

Galvão foca propaganda e “perde” gol do Brasil em amistoso; internautas, mais uma vez, não perdoam

Galvão Bueno protagonizou uma cena incomum nesta quarta-feira, durante a transmissão do amistoso da Seleção Brasileira contra a África do Sul. O narrador da Rede Globo se preocupou em fazer uma propaganda da emissora e acabou por perder o primeiro gol da partida, marcado por Oscar, aos 9min do primeiro tempo. Por conta disso, se desculpou publicamente.



CHAPA PRONTA

Para Sandra Rosado, coligação PMDB-PSB está “praticamente fechada”


Durante entrevista na manhã de hoje à Rádio Cidade, a deputada federal Sandra Rosado (PSB) afirmou que a coligação dos peessebistas com o PMDB está praticamente fechada. Nessa linha, os peemedebistas indicariam o candidato ao Executivo e Wilma de Faria seria alçada a candidata ao Senado.
Sandra Rosado confirmou que também está em curso uma articulação para os dois partidos se unirem para eleição de Mossoró, onde a deputada Larissa Rosado será candidata ao Executivo.



Em jogo movimentado, América vence Potiguar

Em um jogo bastante tumultuado, o América venceu o Potiguar de Mossoró, por 3x2, na noite dessa quarta-feira, no Nazarenão e se manteve com chances de conquistar o primeiro turno do campeonato estadual. Os gols foram marcados por Márcio Passos, Arthur Maia e Val, para a equipe natalense, enquando Lindoval e Giovanni descontaram para os mossoroenses. Com o resultado, o alvirrubro chegou aos 10 pontos e agora aparece na terceira colocação. O próximo adversário dos comandados de Leandro Sena é o Coríntians de Caicó, domingo, novamente em Goianinha.

 

 

quarta-feira, 5 de março de 2014

FUTEBOL

Mesmo sendo obrigado a mexer na equipe, Leandro Sena cobra um resultado positivo na partida

Com chances remotas de título, América joga hoje

O resultado na partida contra o Alecrim, empate por 1 a 1, no domingo de carnaval, não era exatamente o que pretendia o América para continuar forte na luta pelo título da Copa RN. Com sete pontos e mais dois jogos a realizar, o alvirrubro que volta a campo nesta Quarta-feira de Cinzas, vai enfrentar o Potiguar no estádio Nazarenão podendo  chegar aos 13 pontos e até ser campeão, mas para tanto terá de vencer o confronto de hoje marcado para as 20h30, mais o duelo restante contra o Coríntians e ainda torcer que Alecrim e Globo não vençam  seus compromissos.

 

Reta final do turno com Alecrim e Globo brigando ponto a ponto pelo título


Nesta quarta-feira, America x Potiguar fazem no Nazarenão,  jogo atrasado da terceira rodada, e na quinta-feira tem o complemento da sexta rodada, com ABC x Globo no Frasqueirão, e Corintians x Baraúnas no Marizão.
Rodada final deste primeiro turno no domingo dia 9, com Baraúnas x Alecrim no Nogueirão, Globo x Potiguar no Barrettão, Santa Cruz x ABC provavelmente em Assu já que o Santa perdeu dois mandos de campo, e América x Corintians, provavelmente no Nazarenão.
Alecrim lidera com 11 pontos, o Globo vem em seguida com 10, Corintians é o terceiro com 8, América tem 7 pontos na quarta posição, Baraúnas tem 6, ABC e Potiguar com 5 pontos cada e na lanterna o Santa Cruz com 3.
 
 
 
APÓS OS FESTEJOS DE MOMO, RETORNAMOS A ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS DESTE BLOG.